Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 136
-
Abordagem contemporânea da mecânica no ensino médio
(2015-08-26)No presente trabalho é apresentada uma Abordagem Contemporânea da Física para o Ensino Médio. Para a construção dessa abordagem, partiu-se da hipótese de que para o desenvolvimento de uma cultura científica nos alunos ... -
Abordagem interdisciplinar no ensino da física térmica em um curso técnico em edificações a partir da construção de um forno solar
(2018-10-09)Buscando fomentar ações voltadas ao enfoque da interdisciplinaridade, esta investigação foi estruturada de forma a fazer convergirem as disciplinas de física e de conforto das edificações do segundo ano do curso técnico ... -
Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
(2021-02-05)Esta investigação busca as contribuições e limites da Abordagem Temática, na área das ciências da natureza, para a apreensão de temas. Por meio disto, configura-se como objetivo geral analisar a Abordagem Temática enquanto ... -
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação
(2011-10-21)O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ... -
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física
(2016-08-29)A ampla distribuição de livros para as escolas públicas de educação básica no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) manteve o Livro Didático (LD) como um importante tema nas pesquisas relacionadas ao ensino ... -
Os anos iniciais e o ensino de ciências: dificuldades do trabalho docente em tempos de pandemia
(2022-02-25)Os Anos Iniciais do ensino fundamental é a etapa responsável pela aprendizagem das primeiras letras, o ler e o escrever. Nessa fase, o ensino de Ciências pode permitir o conhecimento de conceitos básicos das Ciências ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM
(2015-08-18)O objetivo primário da escola médica é a formação integral de um egresso competente na resolução de problemas, e capacitado para a educação continuada. Para tanto, este egresso deve apresentar conhecimentos técnico-científicos, ... -
Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica
(2013-09-25)Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das ... -
Aproximando universidade e escola através da produção acadêmica
(2013-05-08)O Brasil passa por um processo de aumento de sua produção científica em diversas áreas, entre elas a área do ensino de ciências e matemática. Entretanto boa parte dessas pesquisas que deveriam contribuir para a melhoria ... -
Articulações ente a autoeficácia e a aprendizagem autodirigida na formação inicial docente em ciências
(2023-01-26)A formação inicial do professor de Ciências é uma etapa central para promoção de habilidades relevantes para a sequência da carreira, entre estas capacidades está a tomada de consciência sobre sua aprendizagem e a confiança ... -
Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
(2015-05-28)Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua ... -
Atividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva
(2017-08-22)O objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por hipermídia contribui ... -
Atividades didáticas investigativas de ondulatória: potencialidades para o engajamento dos estudantes de ensino médio
(2023-09-29)A presente tese de doutorado constitui-se em investigar as potencialidades de engajamento dos estudantes por meio do estudo de um conjunto de atividades didáticas (ADs) implementadas nas aulas de Física no retorno ... -
Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
(2023-09-28)As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação entre outros para promover a atitude científica, ... -
Atividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensino
(2014-02-07)As Atividades Baseadas em Resolução de Problemas (ABRP) podem ser uma ferramenta de grande valia no Ensino de Ciências, fomentando a curiosidade e a motivação do estudante. No presente trabalho utilizamos as ABRP na ... -
Atividades práticas de física e motivação: uma abordagem didático-pedagógica
(2021-07-26)Investigamos a utilização de atividades práticas, que além da sua função didática pedagógica, auxiliem na promoção da motivação dos estudantes na disciplina de Física, no segundo ano do Ensino Médio. A pesquisa foi ... -
Avaliação da pós-graduação brasileira em ciências agrárias nas quatro últimas avaliações trienais da CAPES
(2013-07-08)O objetivo do trabalho foi avaliar a produção científica dos seguintes Programas de Pós- Graduação em Ciências Agrárias I no Brasil (Produção Vegetal, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Melhoramento de Plantas, ... -
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
(2020-03-04)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem ...