Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Renata Deli da Rosa
dc.date.accessioned2022-05-25T12:22:59Z
dc.date.available2022-05-25T12:22:59Z
dc.date.issued2022-03-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24459
dc.description.abstractThis paper sought to investigate the possibilities and challenges that a training process based on the Freire-CTS-Andragogy principles presents to the knowledge and practices of educators in the area of Natural Sciences who work in YAE. Through this path, it is initially presented a look at the productions that contemplate such assumptions in their contents from the analysis carried out in the minutes of events and theses and dissertations portals, signaling what has been done and how such aspects have been produced. Subsequently, the theoretical references that guided the planning and implementation of the training process are presented. The research developed is Participant Research with a qualitative nature, in which the training process was implemented with educators in the area of Natural Sciences who work in the YAE (young and adults education) in a public school in the city of Caçapava do Sul, based on the dynamics of the Three Pedagogical Moments as structuring of critical curricula. The Reality Study allowed the planning to be structured from the following generating question: How to promote the generation of jobs and improvements in public health in the city of Caçapava do Sul? The thematic units discussed in the classes comprise: Health and Pandemic, Tourist hotspots and Geopark and Mining. The analysis took place from the Discursive Textual Analysis through emerging categories to the process. Among the results, we point out the relevance and complementarity that the articulations around the theoretical assumptions Freire- CTS-Andragogy brought to the knowledge and practices of the educator subjects, so that they created paths for the construction of a curricular reorganization for Teaching of Sciences in YAE from a Reality Study. We also present important considerations that permeated the development of this research in the emerging context of a pandemic era, which brought challenges in this path, but which weaves important reflections and contributions to what refers to the Teaching of Science in YAE.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectEJApor
dc.subjectAbordagem temática Freireanapor
dc.subjectEducação CTSpor
dc.subjectAndragogiapor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectYAEeng
dc.subjectFreirean thematic approacheng
dc.subjectCTS educationeng
dc.subjectAndragogyeng
dc.titleFormação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogiapor
dc.title.alternativeEducational training of yae science educators: possibilities and challenges on the Freire-CTS-Andragogy articulationeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências da Natureza que atuam na EJA? Nesta caminhada, apresenta-se, inicialmente, um olhar às produções que contemplam tais pressupostos em seus conteúdos, a partir da análise realizada em atas de eventos e portais de teses e dissertações, sinalizando o que e como vêm sendo produzidos tais aspectos. Posteriormente, apresentam-se os encaminhamentos dos referenciais teóricos que balizaram o planejamento e a implementação do processo formativo. A pesquisa desenvolvida é Pesquisa Participante (PP) com cunho qualitativo, em que o processo formativo foi implementado com educadores da área de Ciências da Natureza que atuam na EJA, em uma escola pública no município de Caçapava do Sul, a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos críticos. O Estudo da Realidade propiciou que os planejamentos fossem estruturados a partir da seguinte questão geradora: Como promover a geração de empregos e melhorias na saúde pública do município de Caçapava do Sul? As unidades temáticas discutidas nas aulas compreendem: Saúde e Pandemia, Pontos Turísticos e Geoparque e Mineração. A análise ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), através de categorias emergentes ao processo. Dentre os resultados, sinaliza-se para a relevância e a complementaridade que as articulações em torno dos pressupostos teóricos Freire-CTS-Andragogia trouxeram aos conhecimentos e práticas dos sujeitos educadores, de modo que estas criaram caminhos para a construção de uma reorganização curricular para o Ensino de Ciências na EJA a partir de um Estudo da Realidade. Apresentam-se, também, importantes considerações que permearam o desenvolvimento desta pesquisa no contexto emergente de uma época pandêmica e que trouxe desafios neste caminhar, mas que tece importantes reflexões e contribuições ao que refere-se o Ensino de Ciências da EJA.por
dc.contributor.advisor1Muenchen, Cristiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008067199219325por
dc.contributor.referee1Paniz, Catiane Mazocco
dc.contributor.referee2Lambach, Marcelo
dc.contributor.referee3Lindemann, Renata Hernandez
dc.contributor.referee4Hunsche, Sandra
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119173965498521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International