Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 7880-7899 of 12634
-
O lugar da pré-escola na escola de ensino fundamental
(2016-09-23)O presente trabalho decorre de uma monografia realizada junto ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional ... -
Lugar de mulher é mesmo onde ela quiser? a percepção das auxiliares de cozinha de um shopping em Santa Maria (RS) sobre a relação entre jornada de trabalho e participação política
(2021-02-18)São visíveis os grandes avanços que o movimento feminista, assim como o movimento de mulheres, tem conquistado nos últimos anos. A inserção das mulheres na política, no judiciário e em diversos espaços, que antes eram ... -
Lugares de memória no tempo presente sobre a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) em Santa Maria/RS
(2023-12-13)Este trabalho está inserido no campo dos estudos acerca dos lugares de memória (NORA, 1993) associados à ditadura civil-militar, história pública, memória coletiva e história social das cidades. Procura-se demonstrar, a ... -
Luísa: um método de compressão baseado em PPM
(2016-12-13)Ao longo de décadas foram propostos diversos métodos de compressão de dados, cujo objetivo é transformar símbolos de um arquivo de entrada em códigos binários que ocupem menos espaço. Um método em especial é denominado ... -
Luminárias led para uso em cultivos de plantas com enfoque em controle do período de floração
(2023-07-13)Com a valorização e expansão do mercado de floricultura brasileiro, a necessidade de produção de flores durante todo o ano torna-se inevitável. Isso ocorre devido a grande demanda desse tipo de produto de forma ornamental, ... -
Lute como uma funkeira: uma revolução feminista se faz com o funk
(2022-08-10)Esse projeto experimental tem como objetivo geral discutir e problematizar questões de empoderamento, representatividade e machismo no ritmo musical funk, a partir de relatos de mulheres. Nesse contexto, os objetivos ... -
Luto e pandemia: implicações para a saúde mental e as contribuições da atenção primária à saúde
(2021-02-26)Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou situação pandemia por conta do novo coronavírus, agente causador da doença COVID-19 relacionado a síndrome respiratória aguda grave (SARS-COV-2). Uma das consequências ... -
Luxação patelar medial bilateral e displasia coxofemoral bilateral em um gato – relato de caso
(2006-02-24)A luxação patelar e a displasia coxofemoral são doenças raras em gatos, mais comumente estudadas em cães, sendo até os dias atuais um desafio para os clínicos e cirurgiões veterinários. Algumas pesquisas têm relatado a ... -
Luxação patelar medial em cães
(2005-10-11)A luxação patelar medial consiste no deslocamento da patela de sua posição anatômica normal na tróclea femoral e é considerada uma das afecções mais comuns da articulação fêmuro-tibio-patelar do cão. A causa pode ser de ... -
Luz, câmera e educação inclusiva: um relato de aprendizagens e práticas pedagógicas inclusivas através de um festival de vídeos
(2018-12-21)Este artigo revela alguns resultados da pesquisa sobre práticas pedagógicas inclusivas através da realização de um festival de vídeos em uma escola da rede municipal de ensino de São Gabriel no estado do Rio Grande do Sul. ... -
O lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007)Este trabalho é o relatório dos resultados de uma pesquisa qualitativa, com foco num estudo de caso e busca destacar o lúdico como elemento motivador da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, capaz de ... -
O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade
(2007-12-20)O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um ... -
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
(2010-06-27)O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como ... -
O lúdico e a construção do conhecimento diante das novas tecnologias
(2010-11-26)O eixo principal e objetivo deste artigo é ressaltar a importância do uso das novas tecnologias nas escolas para a construção do conhecimento, possibilitando uma maior compreensão das atividades que venham a ser desenvolvidas ... -
O lúdico na aprendizagem: jogos pedagógicos através da mídia
(2011-07-01)Este trabalho apresenta a importância do lúdico no processo de aprendizagem, principalmente na alfabetização com jogos pedagógicos através da mídia, utilizando diferentes softwares educativos instalados no computador e ... -
O lúdico na educação infantil aliado a era digital
(2017-10-21)O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o brincar e a contação de histórias na educação infantil agregado ao uso das tecnologias serve para socializar as crianças para que interajam e desenvolvam a imaginação e a ... -
O lúdico na educação infantil: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2015-11-27)A proposta desse trabalho concentra-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar em conjunto com uma gestão democrática. Nesse sentido, teve-se como objetivo principal analisar e refletir sobre questões políticas ... -
Lúdico no contexto da sala de aula
(2007)Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
O lúdico no processo de ensino aprendizagem como recurso pedagógico
(2010-11)A educação é uma instituição que tem por finalidade promover a educação e para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora. A brincadeira mostrada através da ...