Navegação Gestão Educacional por orientadores "Bolzan, Doris Pires Vargas"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
(2019-08-22)Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo ... -
A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
(2016-01-25)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central ... -
Gestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes na educação superior pública
(2017-09-06)Nas últimas décadas os contextos emergentes na Educação Superior vêm impulsionado novas exigências e desafios ao contexto universitário. Este trabalho configurou-se em uma pesquisa que teve como objetivo compreender a ... -
Qual o significado da avaliação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental?
(2004)Este artigo se originou do trabalho de monografia intitulada Avaliação: Os professores sabem seu real significado? que tem por finalidade compreender em que medida os professores dos Anos Iniciais de uma escola privada da ... -
Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
(2006-09-06)Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos ... -
As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
(2008-01-29)Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino da Língua Materna. Objetivamos compreender ... -
Contextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Maria
(2019-12-17)Esta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além disso, ... -
As concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais
(2010-03-17)Este estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto pedagógico da escola, a fim de evidenciar ... -
O conhecimento pedagógico dos professores dos anos iniciais no contexto da gestão escolar democrática
(2008-01-29)O trabalho não apresenta resumo. -
Gestão escolar e formação docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetização
(2008-01-15)Este trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em duas escolas do sistema de ensino municipal de Santa Maria/RS, durante o ano de 2006, cuja temática consiste na investigação das concepções dos profissionais ... -
Plano de desenvolvimento institucional: implicações na gestão universitária em contextos emergentes
(2019-12-12)Esta pesquisa buscou compreender quais os desafios gerados pelos contextos emergentes em uma Instituição de Educação Superior (IES) pública e as implicações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na atuação dos ... -
Alfabetização e a organização do trabalho escolar: relações pertinentes à gestão educacional
(2006-09-05)Este estudo volta-se para a reflexão acerca das possíveis implicações entre as relações e mediações estabelecidas na organização do trabalho escolar, acerca da leitura e da escrita, e o fracasso escolar no processo de ... -
Gestão escolar: formação continuada de professoras alfabetizadoras em seus espaços de atuação profissional
(2016-01-25)Este trabalho monográfico insere-se nos estudos do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, cujo foco está centrado na formação continuada de professores da Educação Básica e ... -
A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM
(2010-03-17)Este estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, ... -
A gestão escolar e o ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-12-19)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a conclusão deste. Buscou compreender, como acontece a gestão ... -
Políticas públicas e gestão educacional: aprendizagens na formação inicial
(2016-02-26)Este trabalho insere-se a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta investigação ... -
A formação de pedagogos e a gestão educacional: processos formativos em discussão
(2014-08-18)Esse estudo se vincula à linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central é formação do ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ...