Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 227
-
Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar
(2010-11-24)Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem ... -
A importância da afetividade na relação entre professor e aluno com déficit cognitivo para a aprendizagem e o processo de inclusão
(2010-12-20)Esta pesquisa discute a educação especial na perspectiva inclusiva, abordando a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com déficit cognitivo incluídos na rede regular de ensino em Gravataí. ... -
A importância da família no processo de inclusão educacional e social
(2010-11)Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico ... -
A importância da hora do conto como estratégia de ensino e aprendizagem na educação especial
(2010-11-22)O presente trabalho teve como objetivo investigar como as professoras de uma Escola Especial de Ensino Fundamental do município de Capão da Canoa, utilizam a Hora do Conto com alunos com necessidades educacionais especiais. ... -
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino
(2010-12-20)Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
A importância da utilização das TICs na educação especial
(2010)Este artigo, de natureza bibliográfica, trata da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs na Educação Especial. A partir de três eixos de análise, procurou-se refletir sobre as tecnologias na prática ... -
A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico ... -
A importância do atendimento educacional especializado na escola inclusiva
(2010-10-22)Este trabalho se propõe a mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado realizado em uma Sala de Recursos Multifuncional de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?
(2010-12-20)O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos ... -
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2010)Este artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim ... -
A inclusão de alunos surdos em classe comum do ensino regular
(2010-12-20)A Inclusão de Alunos Surdos em classe comum é um assunto que tem alcançado espaço e vem se tornando uma realidade cada dia mais presente. Este artigo traz como tema: A inclusão de Alunos Surdos em Classe Comum do Ensino ... -
A inclusão de alunos surdos em salas comuns: um estudo de caso do município de Feira de Santana
(2010-12-20)As políticas públicas têm instituído a proposta de inclusão no sistema regular. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é discutir como vem se constituindo a abordagem de educação bilíngue para surdos a partir ... -
Inclusão de alunos surdos: a visão de colegas ouvintes sobre a presença de alunos surdos no ensino superior
(2010)Resumo: Falar em inclusão é citar diversos aspectos tanto históricos quanto funcionais da educação especial no cenário nacional. A educação de surdos, que já passou por diversas mudanças e diferentes correntes teóricas, ... -
Inclusão de pessoas com deficiencia auditiva no ensino regular
(2010-12-20)O presente trabalho procura mostrar os preceitos, fundamentos e características essenciais da Educação Inclusiva, em especial a relação estabelecida atualmente na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Januária, ... -
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
(2010)Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de refletir sobre a proteção legal trabalhista no Brasil as pessoas com deficiência físicas e intelectuais e quais os entraves da inserção e manutenção do deficiente no mercado de ... -
A inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultos
(2010-12-17)O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo ... -
A inclusão do aluno surdo na Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho: problematizando os espaços de formação docente
(2010)A presente pesquisa visa principalmente conhecer e discutir à inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista os discursos que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. através de relatos de professores e de como ... -
Inclusão do aluno surdo nas escolas municipais de Encruzilhada do Sul
(2010-12-20)Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular, em escolas municipais de Encruzilhada do Sul e evidenciar possibilidades e desafios educacionais que tal prática ...