Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 203-222 of 227
-
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2010-11-24)Nos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva. Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos ... -
A sexualidade sob a ótica do jovem surdo
(2010-12-20)A presente pesquisa discute questões voltadas à sexualidade de jovens surdos com o objetivo de conhecer o entendimento que eles possuem sobre o assunto, sobretudo para as questões que se relacionam com a sua saúde sexual ... -
Surdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdas
(2010-10-22)O presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre ... -
Surdez e o desafio da inclusão
(2010)A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada ... -
Surdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinais
(2011-01-10)Surdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão ... -
Surdez: discussão do espaço escolar
(2010-12-20)Esse trabalho aborda a surdez no espaço escolar, teve como objetivo geral conhecer como as estruturas de ensino das escolas inclusivas atendem os alunos surdos. Por meio de método qualitativo exploratório, foi aplicada uma ... -
Surdos de Encruzilhada do Sul: a construção de uma identidade
(2010-12-20)Com a criação da classe especial para surdos, na Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, em 2003, iniciou-se uma nova fase na vida dos surdos. Este artigo se propõe a analisar as relações dos alunos surdos ... -
Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR
(2010-12-20)Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas ... -
Tecnologia da informação e comunicação como apoio na educação especial
(2010)A partir de estudo bibliográfico, o presente artigo busca apresentar, além de alguns conceitos, breve histórico e outros aspectos considerados relevantes em relação ao Processo de Inclusão, Tecnologia da Comunicação e ... -
Tecnologias da informação e comunicação na educação especial (surdos)
(2010)A proposta do presente artigo é analisar alguns aspectos referentes à utilização de softwares educacionais na promoção de aprendizagem educativa para os surdos. Nesse sentido, as contribuições dadas pelas mídias educacionais ... -
As tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como ferramenta potencializadora de habilidades para pessoas com deficiências
(2010-12-13)Atualmente a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na área da educação são temas de debates, mas quando se trata da educação de pessoas com deficiências ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas ... -
As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiais
(2010-12-20)O tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social, econômico, educativo e pessoal. Elas estão ... -
Teoria de vygotsky: comtemplando as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho parte da problemática “como a teoria sócio-histórica de Vygotsky pode contribuir para atender as especificidades pedagógicas do aluno com déficit cognitivo, na perspectiva da educação inclusiva?” Buscando ... -
A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
(2010)O presente artigo teve como objeto de estudo a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, procurando identificar os estágios do desenvolvimento apresentados pelo teórico e analisar como educadores especiais trabalham ou ... -
As TICs no fazer pedagógico do professor
(2010)Esta pesquisa trata sobre a influências das Tecnologias de Comunicação e Informação no fazer pedagógico do professor, investigando como estas tecnologias podem contribuir para a Educação Especial e consequentemente, ... -
TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva
(2010-12-20)Este artigo monográfico apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Educação Informação e Comunicação – TIC’s, voltadas para a aprendizagem na Educação Inclusiva. O objetivo geral aqui proposto foi o de identificar e ... -
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
(2010-11-22)O presente trabalho aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e tem por finalidade contribuir para que os profissionais da educação possam melhor identificar os alunos que sofrem deste transtorno. ... -
O uso da internet por alunos surdos na cidade de Gravataí
(2010-07-04)As configurações deste estudo se aproximam da perspectiva dos Estudos Culturais no contexto da Educação de Surdos e faz referência a uma pesquisa aplicada em um grupo de alunos surdos de uma escola localizada na cidade de ... -
O uso das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR: práticas e desafios de salas de recursos multifuncionais
(2010-04-21)O presente estudo tem como principal objetivo analisar, investigar e avaliar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas salas de recursos multifuncionais no processo ensino aprendizagem de alunos com necessidades ...