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Voz, qualidade de vida e autoavaliação vocal de professores do ensino fundamental de Santa Maria/RS

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RIBEIRO, VANESSA VEIS.pdf (497.9Kb)
Data
2014-01-31
Autor
Ribeiro, Vanessa Veis
Primeiro orientador
Cielo, Carla Aparecida
Primeiro membro da banca
Bagarollo, Maria Fernanda
Segundo membro da banca
Blanco-dutra, Ana Paula
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Objetivo:descrever e correlacionar medidas vocais perceptivoauditivas e acústicas, autoavaliação vocal, queixas vocais, sexo e características profissionais de professores de Santa Maria (RS/Brasil). Métodos: participaram do estudo professores do ensino fundamental de Santa Maria (RS/Brasil), com idades entre 20 e 66 anos. Realizou-se análise vocal perceptivoauditiva por meio da escala CAPE-V e acústica por meio do Multi-Dimensional Voice Program Advanced da Kay Pentax®. Aplicaram-se os protocolos de autoavaliação vocal e da qualidade de vida relacionada à voz Escala de Sintomas Vocais, Índice de Desvantagem Vocal e Qualidade de Vida em Voz, um questionário contendo dados de identificação, saúde geral, ocupacionais e queixas vocais, e os testes estatísticos Correlação de Pearson e ANOVA. Resultados: 114 professores de ambos os sexos atuavam em média 6,96h por dia, há cerca de 12,7 anos e a maioria apresentava queixas vocais (72,8%). Observou-se associação entre as escalas de autoavaliação vocal e a presença de queixas vocais. A ESV e o IDV mostraram correlação positiva e houve correlação negativa de ambos os protocolos em relação ao QVV. O grupo do sexo feminino (n=99) atuava em média 6,98h por dia, há, em média, 12,91 anos; 74,7% apresentavam queixas vocais. Os parâmetros perceptivoauditivos estiveram dentro da variabilidade normal; na análise acústica, todas as medidas de perturbação de frequência (jitter), de perturbação de amplitude (shimmer),de segmentos surdos ou não sonorizados e de segmentos sub-harmônicos mostraram-se acima da normalidade, bem como o desvio-padrão da frequência fundamental e o índice de fonação suave. Observou-se correlação entre aumento da perturbação de frequência e aumento da idade; diminuição de perturbação da amplitude conforme aumento do uso diário da voz; aumento da rugosidade, soprosidade e grau geral da voz conforme aumento da idade e do tempo de atuação profissional das docentes. Conclusão:O grupo de professores de ambos os sexos trabalha em média 6,96h por dia, atua como docente há cerca de 12,7 anos e apresenta queixas vocais contrastando com uma boa qualidade de vida relacionada à voz. Professores com queixas apresentaram maior ocorrência de sintomas vocais, maior índice de desvantagem vocal e menor qualidade de vida em voz, havendo maior ocorrência de sintomas vocais no sexo feminino. A ESV e o IDV mostraram correlação positiva e houve correlação negativa de ambos os protocolos em relação ao QVV, mostrando que são complementares. Quanto ao grupo de professoras, sua voz foi considerada normal pela avaliação perceptivoauditiva, mas houve detecção de ruído e instabilidade na análise acústica, com predomínio de queixas vocais, bem como alteração de medidas acústicas e perceptivoauditivas com o aumento de idade e do tempo de profissão.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6556
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [321]

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