Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins - Tocantins
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas da rede pública de ensino fundamental no Município de Araguatins/TO, a fim de avaliar a efetividade da proposta para os alunos atendidos nas escolas pesquisadas. A escola em tempo integral deve complementar a escola em tempo parcial, a fim de proporcionar a educação integral do educando, oferecendo-lhe espaços e tempos significativos e não mais tempo do mesmo tempo. Nesta perspectiva configura-se o problema de pesquisa a ser investigado: De que forma a ampliação do tempo escolar através do PMEd na rede pública de ensino de Araguatins oferece subsídios para a efetivação de uma educação integral? A partir desse questionamento definiu-se o objetivo geral deste projeto: Analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas da rede pública de Ensino fundamental no Município de Araguatins/TO. A metodologia utilizada baseou-se em estudo de caso em 4 escolas de ensino fundamental ( duas da rede municipal e duas da rede estadual) do município de Araguatins. Como instrumentos, utilizou-se pesquisa documental, questionários (para 24 professores das referidas escolas), entrevistas semiestruturadas (diretores, coordenadores pedagógicos e coordenadores do Programa mais Educação) e observação participante. Para análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Através das informações dos profissionais pesquisados, percebe-se que estes reconhecem a importância da ampliação de tempos e espaços escolares para os alunos, assim como o acompanhamento pedagógico, atividades diversificadas, pais mais presentes e parcerias da comunidade local, porém ainda há muito a aprenderem de modo a fazer com que uma escola de tempo integral, promova, como uma educação integral. Verificou-se que é fundamental momentos de formação continuada para todos os servidores das escolas. Dessa forma, é necessário repensar a construção da escola de tempo integral de fato, possibilitando uma ampla reflexão sobre o assunto, de forma a atender aos anseios e as necessidades dos profissionais, alunos e pais, formando cidadãos críticos e reflexivos.