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Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari: elementos formativos do território

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ZIMMERMANN, ANGELITA.pdf (2.726Mb)
Data
2014-11-21
Autor
Zimmermann, Angelita
Primeiro orientador
Meurer, Ane Carine
Primeiro membro da banca
Wizniewsky, Carmen Rejane Flores
Segundo membro da banca
Ribeiro, Marlene
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nos últimos anos, a organização dos trabalhadores do campo tem construído políticas públicas para a Educação do Campo, sustentadas no reconhecimento de uma realidade de trabalhadores e trabalhadoras do campo que têm resistido para continuar produzindo sua vida no espaço rural, uma disputa com projetos políticos do país que têm como concepção o desenvolvimento por meio do agronegócio. Este estudo objetiva compreender os elementos formativos de uma experiência em Educação do Campo: a história da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari CFRVJ. Situada na região central do Rio Grande do Sul, a referida CFR abrange os municípios de Jaguari, Mata, Santiago e municípios do entorno. Pautada na Pedagogia da Alternância, coloca-se como uma proposta de educação capaz de atender às demandas sociais deste grupo, que historicamente vem sendo submetido a processos educativos que não atendem efetivamente às suas necessidades sociais. O presente estudo, de cunho qualitativo, pela observação participante, fundamenta-se em teóricos da Juventude Rural/do Campo, da Educação do Campo e do Território. Compreende-se que os elementos formativos que emergem da construção desse território são constitutivos da formação omnilateral e da explicitação das contradições do sistema capitalista. A educação do campo, fundamentada na Pedagogia da Alternância, construída, pensada e gestada pela Associação CFRVJ, num processo coletivo, ao integrar diversos atores sociais e instituições locais, estimula uma relação dialética de construção do conhecimento, fortalece as relações sociais, constituindo-se num novo território. Nesse processo, acredita-se que a CFRVJ poderá ser uma proposta para o fortalecimento da Educação do Campo.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9427
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Geografia [287]

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