Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari: elementos formativos do território
Resumo
Nos últimos anos, a organização dos trabalhadores do campo tem construído
políticas públicas para a Educação do Campo, sustentadas no reconhecimento de
uma realidade de trabalhadores e trabalhadoras do campo que têm resistido para
continuar produzindo sua vida no espaço rural, uma disputa com projetos políticos
do país que têm como concepção o desenvolvimento por meio do agronegócio. Este
estudo objetiva compreender os elementos formativos de uma experiência em
Educação do Campo: a história da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari CFRVJ.
Situada na região central do Rio Grande do Sul, a referida CFR abrange os
municípios de Jaguari, Mata, Santiago e municípios do entorno. Pautada na
Pedagogia da Alternância, coloca-se como uma proposta de educação capaz de
atender às demandas sociais deste grupo, que historicamente vem sendo submetido
a processos educativos que não atendem efetivamente às suas necessidades
sociais. O presente estudo, de cunho qualitativo, pela observação participante,
fundamenta-se em teóricos da Juventude Rural/do Campo, da Educação do Campo
e do Território. Compreende-se que os elementos formativos que emergem da
construção desse território são constitutivos da formação omnilateral e da
explicitação das contradições do sistema capitalista. A educação do campo,
fundamentada na Pedagogia da Alternância, construída, pensada e gestada pela
Associação CFRVJ, num processo coletivo, ao integrar diversos atores sociais e
instituições locais, estimula uma relação dialética de construção do conhecimento,
fortalece as relações sociais, constituindo-se num novo território. Nesse processo,
acredita-se que a CFRVJ poderá ser uma proposta para o fortalecimento da
Educação do Campo.