Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 571
-
Aprendizagem colaborativa através do uso do Glogster nas aulas de Biologia
(2014-07-11)A sociedade contemporânea vivencia uma constante e rápida mudança nas tecnologias da informação e comunicação que estabelece novas relações entre o conhecimento, ensino e aprendizagem. Com isso, é fundamental que os ... -
Aprendizagem colaborativa mediada pelo blog do Moodle
(2010-11-27)Com o suporte nas pesquisas teóricas acerca da aprendizagem colaborativa e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas ao Ensino a Distância, pretendeuse investigar o uso da ferramenta blog do ... -
Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone
(2017-08-04)Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa e envolve um grupo de estudantes, ... -
Aprendizagem matemática mediada por objetos de aprendizagem
(2009-11-19)O objetivo é salientar as possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas em educação, especialmente na aprendizagem matemática mediada por computador como possibilidade de experimentação, visualização de múltiplas ... -
Armazenamento e manuseio: ações de conservação documental na empresa Libraga, Brandão e Cia Ltda
(2017-09-23)O presente trabalho tem por objetivo identificar os procedimentos de gestão documental aplicados no arquivo corrente da empresa Libraga, Brandão e Cia Ltda, com ênfase na conservação do acervo. Para o desenvolvimento deste ... -
Atividade didática: o pixton como ferramenta para a produção textual
(2019-01-07)Atualmente, no Brasil, há intensa ocorrência de casos de dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à produção textual. Nesse sentido, esse tema necessita de uma profunda reflexão que possibilite repensar a ... -
Atividades de investigação sobre conceitos estatísticos com o uso do LibreOffice Calc
(2014-07-11)O presente trabalho tem como objetivo delinear os resultados de um estudo de caso sobre o uso do LibreOffice Calc em atividades investigativas no ensino e aprendizagem da Estatística. A teoria da Investigação Matemática ... -
Atividades mediadas por computador como potencializadoras da aprendizagem da química no ensino médio
(2012-11-24)A Química é uma ciência experimental, mas também depende da visualização de determinados fenômenos para ser compreendida, neste aspecto os modelos são úteis, e o uso do computador pode facilitar a aprendizagem dessa ciência. ... -
Audiobooks como ferramenta pedagógica na educação inclusiva de deficientes visuais
(2014-07-12)A inclusão escolar pressupõe muito mais do que o direito a uma vaga em uma instituição de ensino regular. Ela engloba o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, ... -
Audiovisual e educação: produzindo vídeo com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Livramento
(2012-11-23)Este artigo se propõe a introduzir a ferramenta audiovisual (cinema e vídeo) como objeto de aprendizagem e estudo na sala de aula, através do relato de uma experiência de produção de vídeo em uma Escola Estadual da cidade ... -
Audiovisual e o programa aprendiz legal: a importância do uso de vídeos no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes
(2018-12-01)Este artigo objetiva analisar a importância da linguagem audiovisual, por meio do uso de vídeos, no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes participantes do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração ... -
O auxílio da tecnologia da informação e da comunicação no estudo da globalização: propaganda, consumo e geração de lixo
(2012-11-23)O presente artigo relata o trabalho realizado na disciplina de geografia, com os alunos das oitavas séries de uma Escola da Rede Municipal de Três de Maio, RS. Tem como objetivo possibilitar o uso educativo de algumas ... -
Avaliação da aprendizagem em educação a distância: instrumentos e processos
(2011-10-15)Este artigo faz uma retomada sobre os conceitos de avaliação, educação à distância e de avaliação em educação à distância, trazendo para a reflexão, elementos teóricos e práticos dentro desta temática, destacando as suas ... -
Avaliação de usabilidade e satisfação de uma plataforma de ensino de idiomas
(2017-08-18)Este estudo aplica as 10 Heurísticas de Nielsen (1990) na plataforma de idiomas Duolingo e apresenta o nível de satisfação dos usuários para justificar a usabilidade deste Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entende-se ... -
Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem Moodle: percepções dos alunos do curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação
(2010-11-26)Esse artigo tem como principal objetivo apresentar as diferentes visões do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, na percepção dos alunos do Curso de Especialização a Distância em Tecnologias da Informação e da ... -
Avaliação do jogo Simcity no ensino de química com alunos do ensino médio em São Vicente do Sul
(2017-06-23)Este artigo apresenta um estudo acerca da percepção dos estudantes em relação à motivação, experiência de interação e impacto na aprendizagem do uso do jogo SimCity no ensino de Química. A atividade foi desenvolvida com ... -
Avaliação do projeto de uma rede social educacional do município de Novo Hamburgo
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo apresentar a Rede Social Educacional do Município de Novo Hamburgo, nomeada como RedEdu, que está em processo de desenvolvimento desde o início do ano de 2013 como ferramenta colaborativa e ... -
Avaliação escolar e recursos tecnológicos: interlocuções teóricas para novas ações práticas
(2019-03-15)A partir de análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo investigar de que modo a avaliação da prática pedagógica vem sendo realizada no ensino com a incorporação de recursos tecnológicos. Com vistas à identificação ... -
Avaliação heurística de jogos digitais no ensino de química
(2018-12-14)O presente trabalho apresenta uma avaliação heurística entre um aplicativo gamificado e um jogo digital voltados para o ensino de Química, com o objetivo de apresentar de forma simples e rápida para os professores que estão ... -
Os benefícios da internet na formação à distância
(2011-10-22)Com o presente trabalho trago para discussão os “Benefícios da Internet na Formação à Distância”, destacando a importância desta ferramenta na aquisição do conhecimento. A Internet oportuniza a busca pelo conhecimento ...