Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1721-1740 of 4147
-
Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
(2012-03-27)Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função ... -
Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
(2017-12-14)O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as) - uma pesquisa a partir das proposições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2013-03-27)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), busca oferecer subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Ensinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos urbanos para alunos do 4º ano do ensino fundamental, da E.E.E.F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS
(2010-07-31)O trabalho Ensinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos urbanos, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de 9 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Eduardo Vargas, ... -
A importância da participação da família no contexto da educação infantil com crianças de 0 a 3 anos
(2016-09-09)O presente trabalho procura abordar um tema de relevância na Educação Infantil – a importância da participação da família no contexto da Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é compreender o papel da ... -
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
A importância da família para a gestão escolar de sucesso
(2015-11-28)A participação dos pais na escola é fundamental para a aprendizagem da criança. Os pais podem acompanhar à aprendizagem juntamente com a escola. Antes dos pais matricularem seus filhos, buscar conhecer a instituição e de ... -
A prática pedagógica no enfrentamento da violência psíquica
(2009-12-18)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central do estudo foi a questão da violência na escola, tendo como foco de análise ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
O uso do smartphone em sala de aula como recurso pedagógico
(2019-05-03)O presente artigo tem como propósito demonstrar que, com a chegada dos Smartphones (telefones inteligentes), se estabeleceram novos paradigmas de comunicação, de relacionamento em sociedade e de apropriação do conhecimento, ... -
O processo de alfabetização no contexto escolar: um estudo com professores gestores
(2011-01-15)O presente estudo monográfico sistematiza questões sobre o processo de alfabetização no contexto escolar, através de uma pesquisa realizada com professores gestores de uma escola municipal de Tapera/RS. O objetivo do estudo ... -
Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
(2020-09-03)Esta Dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP2) - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem ... -
Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
(2015-08-05)A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede ... -
Conselho Tutelar Digital
(2023-05-31)A dissertação evidenciou a relevância das TICs nos conselhos tutelares, especialmente considerando a subutilização dessas ferramentas em locais como Marabá, Pará. O foco central foi a proposição e desenvolvimento de um ... -
Narrativas literárias: ressignificando as mídias na educação
(2017-10-20)A presente pesquisa foi desenvolvida com a turma de 8ºano, do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, na cidade de Tupanciretã- RS. Teve por objetivo construir o conhecimento literário, social e multidisciplinar a ... -
Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
(2019-12-11)Esta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze ... -
Promovendo a educação ambiental através de oficinas terapêuticas com pessoas portadoras de sofrimento psíquico no município de Bom Retiro do Sul/RS
(2018-11-23)Este trabalho consiste em ações de educação ambiental realizadas com o Grupo de Saúde Mental através de oficinas terapêuticas, junto à Secretaria de Saúde e Unidade Básica de Saúde do município de Bom Retiro do Sul, onde ... -
O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais
(2004)O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se ... -
Formação continuada: necessidade, dilemas e perspectivas
(2006-02-01)O presente artigo busca verificar a necessidade e importância dos processos formativos dos docentes e a sua relação com a prática pedagógica. Para isso, parte de uma análise das vozes dos professores de quatro escolas, ...