Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 541-560 of 4130
-
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar
(2011-09-16)Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre avaliação escolar no âmbito da aprendizagem do aluno e abordando a avaliação institucional como indispensável no processo de qualidade em educação. O estudo ... -
Percepção da paisagem como ferramenta de sensibilização em auxílio à educação ambiental
(2012-12-28)O presente estudo se propôs a analisar a percepção de uma mostra da população em relação a paisagens modificadas e naturais, no intuito de testar a percepção da paisagem como uma ferramenta de auxílio à educação ambiental ... -
Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
(2021-02-11)A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa ... -
O plural e o singular: o ensino de História entre a formação de professores e o sujeito que narra
(2013-04-05)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Nosso objetivo é pesquisar, através da ... -
Percepções de egressos sobre educação a distância na série de minidocumentários "Da distância à mudança"
(2018-12-01)Nesse estudo, analisamos a série de minidocumentários audiovisuais Da distância à mudança, produzida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM. Esses vídeos apresentam algumas histórias e experiências a partir dos ... -
Dicas de escrita para professores autores
(2016)Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ... -
Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
(2022-01-17)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição ... -
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
(2010-04)O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a ... -
Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
(2011-09-17)Este trabalho tem como tema a Gestão Escolar com base na formação continuada como instrumento de formação do professor leitor e evidencia as implicações da gestão escolar na formação de professores leitores. Nesse sentido, ... -
Política de EJA-EPT (PROEJA FIC): historicidade, sujeitos e transformações
(2023-09-13)O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi construído a partir das reflexões ... -
John Dewey e a educação como "reconstrução da experiência": um possível diálogo com a educação contemporânea
(2008-04-22)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Política e Cultura. Teve como objetivo ... -
A autonomia na gestão democrática em uma escola municipal de Três Passos (RS): concepções, entraves e possibilidades
(2012-12-07)A presente pesquisa objetivou compreender a partir de estudos bibliográficos como é possível efetivar a gestão democrática na escola pública e, a partir disso, analisar a gestão escolar em uma escola municipal do município ... -
A ludicidade e o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação infantil: desafio contemporâneo
(2017-10-28)O avanço das tecnologias tem provocado uma mudança no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os desafios e a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na ... -
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública
(2014-11-28)O presente trabalho tem como finalidade verificar a importância dos Conselhos Escolares como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Visa promover uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar ... -
A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de educação infantil
(2016-09-21)O presente trabalho, sob o título “A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de Educação Infantil”, procura vincular a prática desenvolvida em uma sala de aula de educação infantil na cidade ... -
A inserção do masculino no curso de Pedagogia da UFSM e as políticas públicas: um olhar sobre
(2011-09-17)O curso de Pedagogia é historicamente representado pela presença feminina. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a inserção do masculino no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (1974-2011). ... -
Professores homens: por uma ressignificação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-05-26)A presente dissertação insere-se à linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender em que medida as representações ... -
As representações sociais dos pecuaristas familiares do Alto Camaquã: uma estratégia de educação ambienta
(2014-12-05)Uma característica fundamental da pecuária familiar do Alto Camaquã é sua dependência pelos recursos naturais. O uso destes recursos, no entanto, ainda necessita de estratégias mais conscientes por partes dos atores locais. ... -
Uma experiência sobre a utilização do computador em sala de aula com alunos autistas
(2014-12-18)A inclusão de alunos autistas no ensino regular é um desafio. Explorar a aprendizagem destes alunos especiais baseada no uso do computador é uma necessidade tanto do aluno quanto do professor. Este artigo apresenta uma ...