• Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Práticas formativas e pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM: narrativas docentes 

      Cancian, Viviane Ache; Goelzer, Juliana; Beling, Vivian Jamile (2019)
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Ensino e aprendizagem em EaD 

      Cureau, Mara Rúbia Roos (2019)
      A disciplina Ensino e aprendizagem em EAD é a porta de entrada para o estudante no Ambiente Virtual Aprendizagem (AVA) Moodle. Ela faz parte do Núcleo de formação pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências da Religião ...
    • Didática do ensino de espanhol 

      Fontana, Marcus Vinícius Liessem (2013)
      Na disciplina de Didática do Ensino de Espanhol, serão visto brevemente as teorias da aprendizagem, de modo que, mais adiante, quando forem estudar as abordagens de ensino de línguas, possam perceber quais teorias de ...
    • Didática 

      Hermes, Rosméri; Hermes, Simoni Timm (2018)
      Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos ...
    • Guia prático para mandar bem no ENEM de Língua Inglesa 

      Marcuzzo, Patrícia; Radünz, Amanda Petry (2022)
      O material tem como objetivo orientar os examinandos na preparação para o teste de língua inglesa no ENEM. Foi formulado a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Letras, realizada no âmbito do Programa de ...
    • Educação matemática II 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Neste caderno, os estudos sobre a Unidade A – Números Racionais – iniciam com uma abordagem sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas, envolvendo a Unidade ...
    • Geografia e educação II 

      Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de (2010)
      A disciplina em questão, denominada Geografia e Educação II – EAD 1060 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga ...
    • Metodologias ativas na educação especial/inclusiva 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Martinelli, Ana Cristina; Machado, Ana Paula Rodrigues; Martins, Ana Paula Loução; Cordenonsi, Andre Zanki; Tonini, Andréa; Picada, Ângela Balbina Neves; Schmengler, Angélica Regina; Panta, Bárbara Gai Zanini; Roza, Barbara Miszewski da; Ferrão, Bibianna da Silva; Rodrigues, Bruna de Mattos; Souza, Carmen Rosane Segatto e; Barin, Cláudia Smaniotto; Freitas, Claudia Rodrigues de; Casarotto, Damaris; Rampelotto, Elisane Maria; Silva, Estela Mari S. Simões da; Grapiglia, Franciele Xhabiaras; Bilibio, Grace Kelly; Guimarães, Elvandir Guedes; Brasil, Joelaini Martins dos Reis; Ferreira, Kássia Quadros; Correia, Luis de Miranda; Fernandes, Felipe Amorim; Fontoura, Gabriele Marchionatti; Serafim, Gisele; Bernardi, Giliane; Machado, Jones Carlos Plate; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Cardoso, Márcio dos Reis; Patrão, Marta Silva Gonçalves; Silva, Mariane Carloto da; Vaz, Paula Marisa Fortunato; Estormovski, Renata Cecilia; Laureano, Rebeca Sasso; Costa, Sabrina Copetti da; Pavão, Silvia Maria de Oliveira; Medeiros, Ronise Venturini; Esquinsani, Rosimar S. Siqueira; Guerra, Simone Zanatta; Cá, Taise Gomes dos Santos; Oliveira, Valeska M. Fortes de; Miorando, Tania Micheline (2021)
      "A obra “Metodologias Ativas na Educação” apresenta experiências de práticas de ensino envolvendo metodologias ativas de aprendizagem, cujo intuito principal é auxiliar professores que atuam em Escolas Inclusivas e Sala ...
    • Glossário de gêneros e suportes textuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 

      Pinton, Francieli Matzenbacher; Steinhorst, Camila; Barreto, Taís (2022)
      Este glossário de gêneros e suportes textuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) é um dos produtos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN), que tem por objetivo sistematizar ...
    • Didática 

      Segat, Taciana Camera (2009)
      A disciplina de Didática do curso de Pedagogia tem como objetivo: compreender que a organização do trabalho pedagógico ou que os caminhos escolhidos pelo professor para o processo de ensino-aprendizagem revelam seus ...
    • O homeschooling em veículos jornalísticos digitais: uma análise comparativa entre o Gazeta do Povo e o Jornal da Cidade Online 

      Souza, Daltro Augusto Campanher de (2023-02-10)
      Esta pesquisa tem por objeto de análise notícias relativas à pauta do homeschooling (ensino domiciliar) em duas mídias jornalísticas digitais: os jornais Gazeta do Povo e Jornal da Cidade Online. Visa-se analisar enquadramentos ...
    • A importância da educação no trânsito para as Séries iniciais 

      Winter, Andrea Rezer (2023-01-31)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso explora a importância da educação no trânsito como um mecanismo para mitigar o número crescente de acidentes rodoviários e promover a cidadania. Com um foco específico nas séries ...