Educação matemática II
Resumo
Neste caderno, os estudos sobre a Unidade A – Números Racionais – iniciam com uma abordagem sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas, envolvendo a Unidade C – Espaço e Forma e a Unidade D – Grandezas e Medidas. No programa da disciplina Matemática e Educação Escolar II, há uma seqüência na discriminação das unidades para fins de organização curricular, mas acreditamos que o conhecimento dos números decimais precisam partir de situações-problema, daí remetemos às unidades posteriores (Unidades C e D). Os estudos sobre números fracionários encontram-se nas Unidades A e B. Na Unidade E, são abordados estudos sobre o Tratamento da Informação, inovação nos currículos escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conforme sugestões dos PCNs. Na Unidade F – Planejamento de Propostas Metodológicas, visamos à busca de alternativas metodológicas que favoreçam a aquisição dos conteúdos básicos do II Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que todas as Unidades se entrelaçam e, assim, por vezes, os assuntos também se comutam. Sugerimos a elaboração de algumas atividades, aqui discriminadas como Atividades da Caixa. Pensamos na caixa não somente como um lugar para depósito de material, mas também como um lugar aberto a possibilidades. Durante o desenvolvimento das unidades, sugerimos que vocês busquem subsídios e complementações que vão para além deste caderno: leiam, pesquisem, analisem livros didáticos, etc.
Coleções
- Ebooks (Livros) [313]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: