Navegação por título
Itens para a visualização no momento 27597-27616 of 31473
-
Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-08-14)Através da linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM, realizou-se o presente estudo, de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal investigar os saberes e representações de ... -
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
Saberes necessários à compreensão e implementação da Lei n⁰ 11.645 /08 no contexto da educação pública municipal de São Pedro do Sul
(2022-02-28)Esta pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa II: Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O tema dissertativo ... -
Saberes Sociais e Tradicionais na Educação do Campo
(2020)A disciplina Saberes sociais e tradicionais na Educação do Campo tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos discussões que lhes permitam saber mais sobre a hegemonização do conhecimento e a modernização da agricultura; ... -
Saberes tradicionais e propriedade intelectual: utopia ou possibilidade de proteção na perspectiva do novo constitucionalismo latino-americano
(2017-01-26)Na era da globalização e da sociedade da informação os setores da biotecnologia têm tido notável expansão e expressão econômica. Nesse sentido, hodiernamente, garantir o monopólio de recursos e informações importa na ... -
Saberes, fazeres e educação patrimonial: a gastronomia na escola
(2023-01-31)A cidade de São João do Polêsine é um município localizado na parte central do Vale do Jacuí, região central do estado do Rio Grande do Sul, a 45 quilômetros de Santa Maria. A religiosidade, a gastronomia e demais elementos ... -
Sacarose como plataforma para cultivos heterotróficos microalgais
(2017-02-21)As microalgas apresentam a capacidade de obtenção de energia a partir do consumo de substratos orgânicos na ausência de luminosidade. O cultivo heterotrófico suportado por uma fonte exógena de carbono é uma importante ... -
Sacolas plásticas: como a percepção dos alunos pode apontar os caminho para a conscientização através da educação ambiental
(2011-12-05)A falta de sustentabilidade gerada pelo modo de vida capitalista adotado pelo ser humano tem gerado uma crescente preocupação com o esgotamento de recursos não renováveis e com a destruição de nossos ecossistemas. As sacolas ... -
O sacro e o oblíquo: para uma tradução dos sonetos sacros de John Donne
(2005-07-13)A obra do poeta inglês John Donne (1572-1631) foi reavaliada pela crítica depois de ficar quase três séculos no ostracismo. Após ter sido condenada por Samuel Johnson no século XVIII, a poesia de Donne só veio a alcançar ... -
Sal de Bunte como precursor para a síntese de 3- organotio-benzo[b]furanos
(2021-01-28)Nesse trabalho foi desenvolvido o estudo de uma nova metodologia para a síntese de compostos derivados de 3-organotio-benzo[b]furano, visando a elaboração de um procedimento satisfatório. O método baseia-se na aplicação ... -
A sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatórias
(2011-03-03)Na perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou ... -
A sala de aula como comunidade de investigação e a aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e participativa
(2012-05-03)Este trabalho apresenta a prática pedagógica como processo no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da autonomia da criança. Para problematizar a questão me orientei pela fala de Lipman (2001) “toda criança nasce ... -
A sala de aula como espaço de ressignificação da ludicidade e da amorosidade na formação docente
(2014-03-07)Esta pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado e na Linha de Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional (LP1). Teve a orientação do Professor doutor Valdo Barcelos. O Tema ... -
A sala de aula de filosofia como espaço de vivências transformadoras: interculturalidade e amorosidade na formação docente
(2016-12-16)O tema desta investigação está centrado na formação do professor de Filosofia tendo como base da mesma aspectos da interculturalidade e da amorosidade como vivências significativas no processo de formação docente. Tal ... -
Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatística
(2018-12-01)Este trabalho apresenta uma análise didática e metodológica das potencialidades e fragilidades da metodologia ativa da sala de aula invertida aplicada no ensino de conceitos do campo da Estatística, em uma turma de primeiro ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem
(2016-12-13)Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e apresenta os resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a ... -
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
(2018-12-07)Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ... -
A sala de aula UFQ: útil, funcional e de qualidade - uma intervenção prática para a melhoria das disciplinas teóricas -
(2004-01-19)Essa dissertação é o resultado de um estudo de caso desenvolvido no Curso de Desenho e Plástica da UFSM, e propõe uma intervenção prática em salas de aula para melhoria em disciplinas teóricas. A fase preliminar do ... -
Sala de recursos multifuncionais e o atendimento educacional especializado nas escolas do sistema municipal de ensino de Santa Maria - RS
(2010-11-24)Nos últimos anos a Educação Especial vem passando por um movimento de transição, abandonando a abordagem integrativa e adotando a abordagem inclusiva. Buscando inserir no ambiente escolar e melhorar o desempenho de alunos ...