A sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatórias
Resumo
Na perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou os caminhos dessa investigação: quais efeitos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva vem tomando nas práticas pedagógicas de professores de uma escola inclusiva em Santa Maria, RS. A discussão referente à política pública para a Educação Especial dando direcionamentos analíticos que permeiam na prática pedagógica foi realizada por meio da coleta de dados. Para tanto, utilizei como instrumento o questionário aberto e posterior análise de conteúdo. As relações interpessoais com professores e alunos da instituição lócus da pesquisa se fortalecem no dia-a-dia da minha prática como educadora especial, portanto estão estruturadas de maneira a facilitar o acesso e a flexibilidade da pesquisa. A intenção foi de unir minha voz de pesquisadora e minha voz de educadora especial; voz que muitas vezes no decorrer desse processo se calou diante das angústias, dúvidas e incertezas; unir essa voz a outras vozes que trouxeram consigo as suas vivências, experiências de vida e concepções a respeito da inclusão. Essa pesquisa deve ser “ouvida” a partir de muitas vozes que se somam num processo reflexivo e construtivo. A inclusão vai muito além das palavras e das diretrizes legais que presenciamos, o processo se caracteriza pelo convívio e pelas relações escolares. Assim os tencionamentos e desafios diante da Política de Inclusão, para o sucesso da pretendida educação estão atrelados a questões pontuais, como a formação de professores e a construção de gestão democrático-participativa, na busca de uma educação voltada para emancipação e a humanização de todos, sem distinção.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: