Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorNoya, Carolina Pereira
dc.date.accessioned2018-04-26T14:06:04Z
dc.date.available2018-04-26T14:06:04Z
dc.date.issued2011-03-03
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13075
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn the inclusive educational perspective, the educational needs are present in a continuous form in the regular school; problematizations deriving from this process will be analyzed here. I start from a central point, which has offered guidelines for this investigation: Which effects has the Special Education National Policy on Inclusive Education had on the pedagogical practices of teachers of an inclusive school of Santa Maria, RS. The discussion referring to the public policy for the Special Education giving analytical ways that permeate in the pedagogical practice was developed through data collection; in order to do so, I have used an open questionnaire as an instrument and, afterwards, the content analysis. The interpersonal relations with the teachers and students of the institution where the research was carried out grow stronger in my everyday practice as a special educator; therefore, they are structured in a way to make it easy the access and the flexibility of the research. The intention was to unite my researcher voice and my special educator voice; a voice that had silenced many times during this process because of anxieties, doubts and uncertainties. Also it was intended to unite this voice with other voices that brought along their life experiences and conceptions about inclusion. This research must be “heard” from many voices that add up in a reflexive and constructive process. Inclusion goes way beyond words and legal directions that we witness, the process is characterized by the side-by-side living and by the school relations, thus the stresses and challenges because of the Inclusion Policy, for the success of the intended Education are linked to specific questions such as teacher formation and the construction of democratic-participating management, searching an education that focuses everybody‟s emancipation and humanization, without exceptions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPráticas pedagógicas emancipatóriaspor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectEmancipating pedagogical practiceeng
dc.titleA sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatóriaspor
dc.title.alternativeThe inclusive classroom: challenges to the teacher as a manager of emancipating pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacacionalpor
dc.description.resumoNa perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou os caminhos dessa investigação: quais efeitos a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva vem tomando nas práticas pedagógicas de professores de uma escola inclusiva em Santa Maria, RS. A discussão referente à política pública para a Educação Especial dando direcionamentos analíticos que permeiam na prática pedagógica foi realizada por meio da coleta de dados. Para tanto, utilizei como instrumento o questionário aberto e posterior análise de conteúdo. As relações interpessoais com professores e alunos da instituição lócus da pesquisa se fortalecem no dia-a-dia da minha prática como educadora especial, portanto estão estruturadas de maneira a facilitar o acesso e a flexibilidade da pesquisa. A intenção foi de unir minha voz de pesquisadora e minha voz de educadora especial; voz que muitas vezes no decorrer desse processo se calou diante das angústias, dúvidas e incertezas; unir essa voz a outras vozes que trouxeram consigo as suas vivências, experiências de vida e concepções a respeito da inclusão. Essa pesquisa deve ser “ouvida” a partir de muitas vozes que se somam num processo reflexivo e construtivo. A inclusão vai muito além das palavras e das diretrizes legais que presenciamos, o processo se caracteriza pelo convívio e pelas relações escolares. Assim os tencionamentos e desafios diante da Política de Inclusão, para o sucesso da pretendida educação estão atrelados a questões pontuais, como a formação de professores e a construção de gestão democrático-participativa, na busca de uma educação voltada para emancipação e a humanização de todos, sem distinção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto