Navegação por departamento "Educação em Ciências"
Itens para a visualização no momento 81-100 of 115
-
Um estudo de práticas formativas entre física e química na formação de produtores de alimentos no Brasil e na Alemanha
(2020-02-28)Articular os conhecimentos científicos básicos com os conhecimentos da prática profissional é peça fundamental para o bom desempenho acadêmico. Em se tratando de profissionais da área de produção de alimentos, entende-se ... -
Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
(2021-03-31)Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis ... -
O Rio Uruguai como estratégia de contextualização do ensino em uma escola com restrição de liberdade
(2015-06-08)Historicamente os processos educacionais em unidades de restrição de liberdade para menores infratores, apresentam inúmeras problemáticas relacionadas à formação e a ressocialização dos adolescentes, onde variados autores ... -
Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
(2021-11-26)O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação, denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ... -
Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde
(2020-02-28)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS e objetivou analisar quais as contribuições de ações mediadas por projetos interdisciplinares, visando a promoção da saúde, nos ... -
Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
(2021-02-22)Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Representações sociais sobre educação ambiental: percepções de estudantes de licenciatura em uma instituição de educação superior
(2023-04-14)O aumento populacional e a ação humana têm causado no meio ambiente diversos impactos e desequilíbrios. A partir da constatação da existência de uma crise ambiental, se ampliaram as discussões das problemáticas ambientais ... -
Contribuições do pluralismo didático no ensino de ciências: uma pesquisa-ação com estudantes do ensino fundamental
(2020-07-30)Quando se está inserido no campo educacional, é comum encontrar uma escola desvinculada da vida, abstrata, formalista, autoritária e passiva. Somado a isso, ainda existe uma avaliação da aprendizagem escolar autoritária e ... -
O pinhão como foco de uma sequência de ensino investigativa em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
(2023-04-27)As Ciências da Natureza fazem parte do dia a dia dos alunos, ou seja, da sua realidade. Relacionar os eventos cotidianos com os conteúdos a serem trabalhados, possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas, ... -
O currículo formativo e a formação de professores de ciências: exercício profissional, desafios e possibilidades
(2022-10-21)O componente curricular Ciências, ministrado durante o ensino fundamental, exige dos educadores uma prática interdisciplinar, uma vez que compreende diversos ramos das Ciências da Natureza. Diante de tais possibilidades ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
(2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ... -
Os itinerários formativos no ensino médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2021-08-20)A reforma do Novo Ensino Médio originou-se em meio a diversas mudanças no contexto político brasileiro e foi homologada sem muitas discussões com a sociedade ou com os profissionais da educação a Lei 13.415/17. O Novo ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
A polinização e as abelhas: uma sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-11-30)EnsinarCiências para as crianças é possibilitar que elas explorem o meio em que vivem. Por esse viés, o ambiente escolar deve ser estimulante e possibilitar essa interação, devendo estar respaldado em uma proposta de ...