Contribuições do pluralismo didático no ensino de ciências: uma pesquisa-ação com estudantes do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2020-07-30Primeiro membro da banca
Coutinho, Cadidja
Segundo membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Terceiro membro da banca
Boer, Noemi
Quarto membro da banca
Ilha, Phillip Vilanova
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Quando se está inserido no campo educacional, é comum encontrar uma escola desvinculada da vida, abstrata, formalista, autoritária e passiva. Somado a isso, ainda existe uma avaliação da aprendizagem escolar autoritária e arbitrária, pois o professor está mais focado com a formalidade do ato do que com o processo de ensino do aluno. Precisa-se considerar também que a maneira como são produzidas as aprendizagens é o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais. Por isso, este trabalho acredita que o pluralismo didático, o qual consiste na utilização de vários recursos metodológicos para atender a todos os alunos, e não apenas uma parcela deles, pode ser o caminho para o ensino de ciências mais eficiente e menos abstrato. Assim, o objetivo dessa experiência foi investigar as contribuições do pluralismo didático em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola privada do município de Santa Maria, RS, no período 2017-2018. Em 2017, participaram deste estudo duas turmas do 7º ano do ensino fundamental, totalizando 44 alunos. No ano seguinte, em 2018, três turmas, em um total de 68 alunos, também do 7º ano do ensino fundamental colaboraram para este estudo. Para tanto, este trabalho compreende uma pesquisa-ação com abordagem predominantemente qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados foram: questionários; diário de campo do professor; fotos e filmagens das aulas. Os dados foram submeditos à analise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Os resultados revelaram que o pluralismo didático contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos de ciências desenvolvidos nessas aulas, inclusive quando os estudantes foram avaliados após 8 meses das intervenções. Além disso, as atividades desenvolvidas geraram motivação nos estudantes, constatada pelas observações em aulas e pelos próprios relatos dos alunos. Também foi demostrada a possibilidade de interação do professor e aluno, a partir da reflexão conjunta do questionamento sobre hipóteses, conceitos e dúvidas, que despontaram durante o desenvolvimento das atividades didáticas, contribuindo assim para uma avaliação mediadora e colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, a escrita sobre a experiência vivenciada pode colaborar de maneira considerável por consolidar a identidade profissional e melhorar a ação dos docentes, sobretudo quando levada em conta a importância de vários fatores envolvidos na educação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: