Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
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Data
2021-02-22Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Terceiro membro da banca
Correia, Daniele
Quarto membro da banca
Alberti, Taís Fim
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: Cáluclo Estequiométrico, Soluções e Termoquímica. Esse ramo da Química, em específico, é extremamente procedimental e necessita de uma variedade de atividades para que ocorra uma melhor compreensão dos seus conceitos. A forma tradicional de ensino, na maioria das vezes, não possibilita a realização de atividades e problemas em sala de aula, devido à falta de tempo, sendo que estas ficam destinadas a serem realizadas em casa, o que dificulta a discussão dos conceitos e o esclarecimento das dúvidas que surgem. Aliado a esse cenário, o docente se depara com um perfil diferente de alunos, que nasceram em uma época onde o fluxo de informações é constante e intenso, o que implica em uma sociedade diferente com necessidades específicas e que exige uma transformação na educação e em todos os indivíduos que participam do processo. Assim sendo, encontrou-se nas metodologias ativas de ensino, mais especificamente na Sala de Aula Invertida, os princípios que podem auxiliar a transformar a dinâmica de sala de aula de alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, através de uma metodologia que torne este ambiente um espaço de discussão entre os pares e entre alunos e professor. Com isso, espera-se fazer com que os alunos consigam desenvolver maior autonomia perante a sua aprendizagem, tornando-a mais significativa e baseada na interação entre os indivíduos. Para a elaboração, implementação e avaliação do Desenho Metodológico proposto neste trabalho, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Education Design Research. O Desenho Metodológico elaborado para o ensino de Físico-Química é composto por quatro etapas, as quais compreendem Videoaulas, Atividades Orientadoras, Atividades de Sala de Aula e Atividades Avaliativas. Os resultados apontam que o Desenho Metodológico proposto nesta tese é viável e efetivo para a discussão dos conceitos de Físico-Química, possibilitando: aos alunos, a desconstrução do papel de um ouvinte passivo para um aluno ativo, que participa efetivamente na busca e construção do conhecimento, tornando-o responsável não apenas pela sua aprendizagem, mas pela do seu colega. Essa mudança de postura dos indivíduos que participam do processo promoveu uma transformação na dinâmica das aulas presenciais, tornando a sala de aula um espaço onde os conceitos não são apenas apresentados, mas sim discutidos a partir da percepção de todos, em uma construção ativa e colaborativa do conhecimento.
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