Navegação por orientadores "Terrazzan, Eduardo Adolfo"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 41
-
A formação continuada dos professores das escolas de educação básica da rede municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional e docente
(2014-06-02)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, teve como objetivo compreender os processos de constituição ... -
Desenvolvimento profissional de professores principiantes e os movimentos para a assunção da profissão docente
(2010-05-07)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mestrado em Educação - na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia
(2006-11-25)Compreender a complexidade em que a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular se encontra parece ser um investimento inadiável. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo sinalizar às Instituições de ... -
Desafios e possibilidades para a implementação do novo ensino médio em escolas públicas da região de Santa Maria/RS
(2021-09-03)O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC). Ele ... -
Necessidades formativas para a docência em geografia na educação básica
(2017-08-03)A pesquisa aqui relatada teve por objetivo “estabelecer possíveis relações entre necessidades formativas apontadas por professores de Geografia atuantes na Educação Básica e Saberes Necessários à docência apresentados na ... -
Atuação docente de professores de educação física de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
(2018-10-25)A pesquisa relatada neste texto foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores”, sediado no Núcleo de Estudos em Educação, ... -
O regime de progressão continuada e as implicações na organização escolar em escolas da Rede Estadual de Ensino do município de Santa Maria/RS
(2006-08-31)O presente estudo teve por objetivo analisar o regime de progressão continuada (RPC), identificando e compreendendo suas implicações na organização escolar a partir de falas de professores. Esta política educacional foi ... -
Aprender a aprender: aspectos mobilizados na aprendizagem de alunos de ensino médio
(2019-10-04)Os alunos precisam assumir um papel de protagonistas em seus estudos, valorizando o conhecimento a ser construído e aprendendo a estudar. As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos que têm o intuito de ... -
Mudanças e inovações na organização curricular de escolas estaduais de ensino médio do município de Santa Maria/RS
(2007-09-26)Este trabalho teve por objetivo caracterizar as mudanças na organização curricular das Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM) do município de Santa Maria/RS, levadas a efeito em decorrência do atendimento à atual ... -
Iniciação à docência na formação inicial de professores: possíveis relações entre cursos de licenciatura e subprojetos PIBID/CAPES na UFSM
(2014-03-25)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo Compreender as relações que se estabelecem entre a organização e o desenvolvimento de Subprojetos PIBID/CAPES e a organização e o desenvolvimento de Cursos de Licenciatura (CL) ... -
O ensino de matemática na EJA em escolas municipais de Santa Maria
(2008-05-08)Este estudo, de natureza qualitativa, descreve uma pesquisa desenvolvida, entre março e dezembro de 2007, em escolas públicas com o objetivo de realizar a caracterização geral das propostas curriculares de Matemática no ... -
Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações
(2011-12-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto ... -
O plano de ações articuladas como instrumento para colaboração entre governo federal e munícipios: limites e possibilidades para a melhoria da educação básica
(2011-02-28)Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Com ela procuramos contribuir para o entendimento da incidência das Políticas Públicas em Educação concernentes à Gestão educacional, ... -
Repercussões das atividades desenvolvidas pelos projetos institucionais da UFSM no âmbito do PIBID/CAPES/MEC em escolas públicas de educação básica
(2012-08-13)Nesta pesquisa, buscamos compreender as repercussões em Escolas Públicas de Educação Básica (EPEB) das atividades realizadas nos subprojetos desenvolvidos no âmbito dos projetos institucionais PIBID/CAPES/UFSM. Para isso, ... -
As analogias no ensino de conteúdos conceituais de física
(2006-09-01)A presente investigação relata um estudo das contribuições e limitações do uso de Atividades Didáticas baseadas em Analogias para o ensino de conteúdos conceituais de Física no Ensino Médio. Considerou-se a preocupação em ... -
Possíveis relações entre configurações curriculares de cursos de licenciatura da UFSM e os saberes necessários à docência na educação básica
(2022-12-13)Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 1 (LP1) intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio
(2020-10-30)Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os fatores ligados à atuação docente com possíveis influências sobre a motivação e autoeficácia de professores da Rede Escolar Pública Estadual de Ensino/RS atuantes no Ensino Médio, ... -
Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas
(2007-07-31)O presente estudo teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de parâmetros para práticas avaliativas que envolvam a promoção de inovação no cotidiano das Escolas de Educação Básica de Santa Maria/RS. Tendo em vista ... -
Formação da identidade profissional de orientadores de estágio curricular pré-profissional: marcas de um possível coletivo
(2009-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida entre 2007 e 2009, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, vinculada ao Projeto de Pesquisa Dilemas e Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na ... -
Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS
(2015-12-14)Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) ...