Desenvolvimento profissional de professores principiantes e os movimentos para a assunção da profissão docente
Resumo
Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mestrado em Educação - na linha de pesquisa Formação,
Saberes e Desenvolvimento Profissional . Desenvolveu-se no âmbito do Projeto de Pesquisa Dilemas e
Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na Formação de Professores (DIPIED)
e integra as pesquisas do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional, Práticas
Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC) , entre os anos de 2008 e 2010. Para isso, nos
dispusemos a responder ao seguinte problema de pesquisa: que aspectos são característicos do processo
de desenvolvimento profissional de professores principiantes? As informações coletadas e as formas
adotadas para o tratamento dessas informações adequaram-se a uma abordagem qualitativa. Este estudo
envolveu 18 Coordenadores Pedagógicos (CP) e 23 Professores Principiantes (PP), atuantes em Escolas
de Educação Básica (EEB) da cidade de Santa Maria/RS, do Sistema Escolar Público Estadual. Como
instrumentos para coletas das informações, utilizamo-nos de um questionário para os CP, estruturado
mediante um roteiro misto com questões fechadas e com questões abertas, e de uma entrevista
estruturada para os PP. Para a organização das informações coletadas com os PP, utilizamos a técnica do
Discurso do Sujeito Coletivo. Para a análise de todas as informações organizadas, apoiamo-nos em
algumas orientações da Análise de Conteúdo, proposta por L. Bardin. A partir dessa análise das
informações coletadas, com os CP e PP, evidenciamos que as EEB recebem bem os professores
principiantes, porém não planejam nem desenvolvem ações específicas de orientação para o trabalho
docente, nem promovem atividades para o desenvolvimento profissional dos professores principiantes, ou
seja, estes recebem as mesmas orientações e participam das mesmas atividades que os professores mais
experientes, que são as reuniões pedagógicas, os eventos comemorativos ou os encontros sociais. Em
relação à aprendizagem da docência, os PP apontam, como principal critério de aprendizagem, a
necessidade de aliar a teoria que aprenderam nos cursos de formação com a prática, e entendem que a
aprendizagem para a docência é contínua. Para os aspectos que caracterizam o desenvolvimento
profissional dos professores principiantes, fica evidenciado, tanto pelos depoimentos do CP quanto dos PP,
que é por meio da formação continuada que este acontece, pois, segundo os PP os processos de
formação continuada lhes proporcionam conhecer novas estratégias de aprendizagens e metodologias, o
que demonstra estarem interessados em avaliar novas propostas de ensino. Por isso, entendemos que
eles também se desafiam para aprender, comprovando que o desenvolvimento profissional e a
aprendizagem para a docência, no caso desses sujeitos, são contínuos e paralelos. O investimento na
própria formação é característica marcante no desenvolvimento profissional dos sujeitos da pesquisa, ou
seja, os PP percebem que este investimento na formação está relacionado ao seu desenvolvimento
profissional, cujas ações, mesmo que individuais, podem ser percebidas desde a escolha por uma
profissão até a sua assunção. No que se refere ao assumir-se na profissão, os PP revelaram que a
assunção ocorreu em diferentes momentos, destacando-se a graduação, o estágio curricular préprofissional,
o estágio probatório e após adquiri a estabilidade na profissão. Entendemos que o
desenvolvimento profissional muitas vezes é marcado por idas e vindas, por revezes, continuidades,
descontinuidades, o que também pode acontecer com o assumir-se na profissão, pois na medida em que
ocorre o desenvolvimento, a assunção vai se consolidando.