Navegação por título
Itens para a visualização no momento 12950-12969 of 32325
-
Escarificação e adubação com cama de aves na produção de Tifton 85
(2013-07-12)A produção intensiva de forrageiras para fenação aumenta os riscos de degradação física do solo e a escarificação, associada ou não com a adubação orgânica, podem ser alternativas para a recuperação estrutural desses solos. ... -
Escoamento superficial de água em um argissolo com plantas de cobertura sob chuva natural
(2021-10-27)As atividades humanas tem causado grande impacto negativo no escoamento superficial de água no solo. Visando minimizar estes efeitos, as plantas de cobertura passaram a ocupar posição de destaque no manejo do solo. Assim, ... -
Escoamento superficial e infiltração de água no solo em sistema plantio direto com “vertical mulching”
(2018-10-26)A reduzida infiltração de água no solo em áreas de intensivo manejo agrícola é um dos principais problemas hidrológicos existentes. Isso reduz o conteúdo de água no perfil do solo e ocasiona o aumento do escoamento ... -
Escoamentos de retorno de umidade na Bacia do Prata
(2015-05-22)Este trabalho avaliou a sazonalidade do reaporte de umidade sobre parte da Bacia do Prata (BP) no contexto dos anticiclones transientes a leste dos Andes, fenômeno que recebe o nome de retorno de umidade (RU). Este ... -
Escoando imagens
(2014-07-12)O presente artigo busca aproximar o pensamento deleuziano da produção audiovisual. Toma-se para análise os espaços e intervalos quaisquer e os movimentos de afecto e afecção de Spinoza. Tece-se uma cartografia dos ... -
"Escola aberta para a cidadania": o desafio da educação e as experiências do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso - Santa Maria/RS
(2010-04-13)Este trabalho apresenta um estudo sobre educação e cidadania e a relação estabelecida a partir das práticas escolares para a construção de uma escola promotora de vivências cidadãs, que possibilitem a formação de cidadãos. ... -
A escola antenada nas ondas da comunicação
(2019-03-16)Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a contribuição do Projeto Educomunicação “Rádio Escola” para a aprendizagem dos alunos, enquanto ferramenta pedagógica com vistas às questões referentes ao exercício ... -
A escola antes e depois do Laptop
(2009-11-21)Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver ... -
Escola bilíngue português/espanhol no contexto da gestão educacional
(2009-12-18)O presente estudo propôs uma reflexão da relevância do ensino e aprendizagem bilíngue português/espanhol desde as primeiras séries da Educação Básica, visando a sua contribuição na formação sócio-cultural do discente. ... -
A escola como espaço inclusivo
(2004-12-20)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ... -
A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores
(2005-03-17)O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ... -
A escola como espaço/tempo de auto(trans)formação permanente e mudança da prática docente
(2016-08-31)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa/LP1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se com este ... -
A escola como meio de formação para a aplicabilidade da educação ambiental
(2010-08-14)Este trabalho teve com objetivo analisar a importância e o desenvolvimento das questões ambientais nas escolas. O tema Educação Ambiental foi escolhido com a intenção de analisar as ações ambientais realizadas pelos alunos, ... -
A escola como tempo e espaço na formação continuada para a inclusão escolar: o instituído e o instituinte
(2008-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional , e traz como cenário uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Pedro do Sul RS, em que ... -
A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas
(2015-05-26)O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e analisa os efeitos da implementação da Política Nacional ... -
Uma escola da região central do Rio Grande do Sul em busca de uma gestão participativa: estudo de caso
(2009-12-19)Esta pesquisa procurou aprofundar o conhecimento sobre a gestão de uma escola municipal localizada na região central do Rio Grande do Sul. A comunidade ali inserida é bastante carente e a violência é uma preocupação constante ... -
Escola de Artes e Ofícios da COOPFER: estilos e influências presentes na produção moveleira
(2020-02-28)A cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi o maior entroncamento ferroviário do sul do Brasil e isto propiciou a fundação da Cooperativa de Consumo dos Empregados da VFRGS (COOPFER), que, por sua vez, tornou-se a maior ... -
A Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen - RS e a produção e reprodução local e regional a partir dos seus egressos: um estudo de caso
(2015-08-24)O presente trabalho trata da investigação a cerca das contribuições da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural localizada no município de Frederico Westphalen-RS, para a produção e reprodução social do município e região, ... -
A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas
(2009-08-21)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM que surgiu a partir do interesse despertado ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ...