Uma escola da região central do Rio Grande do Sul em busca de uma gestão participativa: estudo de caso
Resumo
Esta pesquisa procurou aprofundar o conhecimento sobre a gestão de uma escola municipal localizada na região central do Rio Grande do Sul. A comunidade ali inserida é bastante carente e a violência é uma preocupação constante no local. O diretor escolar está no cargo por uma imposição criada a partir da declaração de inconstitucionalidade da Lei nº 1.335/2000 do Município, que estabelece diretrizes para a eleição dos diretores das escolas públicas municipais. O estudo acompanhou a equipe diretiva e sua atuação naquela realidade, e para isto utilizou-se a metodologia qualitativa, realizando-se coletas de dados com entrevistas e questionários aplicados a equipe diretiva e professores que já trabalharam e ainda trabalham na instituição. As leituras realizadas buscaram esclarecer aspectos relacionados à violência e indisciplina na escola, bem como definirem o que seja participação dentro de uma instituição que pretenda atuar diante de uma gestão participativa. A partir dos dados coletados verificou-se que existe uma preocupação muito grande por parte da direção e dos professores em minimizarem a questão da violência e da indisciplina na escola. Percebe-se que mudanças significativas vêm acontecendo na escola e o objetivo de uma gestão participativa tem possibilidade de concretizar-se principalmente se o conceito do que realmente seja participação na escola seja compreendido e praticado por todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: