dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Schwede, Joice | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T13:44:35Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T13:44:35Z | |
dc.date.issued | 2009-12-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17425 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especilalização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research sought to deepen the knowledge about the management of a municipal school in the central region of Rio Grande do Sul. The community there is needy inserted and violence is a constant concern on the location. The school principal has been in office for a charge created from the declaration of unconstitutionality of Law N° 1335/2000 of the Municipality, which sets guidelines for the election of directors of municipal schools. The study was focused on monitoring the management team and its performance in that reality, and for this I used the qualitative methodology, carrying out data collection with interviews and questionnaires applied to the management team and teachers who have worked and still work at the institution. The readings performed sought to clarify aspects related to violence and indiscipline in schools and define what is participation in an institution that wishes to act in front of a participatory management. From the data collected it was found that there is a great concern by the leadership and teachers to minimize the issue of violence and indiscipline in the school. It was observed that significant changes are taking place at Santos Dumont School and the goal of a participatory management is unable to focus mainly to the concept of what really is participation in school is understood and practiced by everyone. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Educação escolar | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | School education | eng |
dc.subject | Participative management | eng |
dc.title | Uma escola da região central do Rio Grande do Sul em busca de uma gestão participativa: estudo de caso | por |
dc.title.alternative | A school in search of a participatory management: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa procurou aprofundar o conhecimento sobre a gestão de uma escola municipal localizada na região central do Rio Grande do Sul. A comunidade ali inserida é bastante carente e a violência é uma preocupação constante no local. O diretor escolar está no cargo por uma imposição criada a partir da declaração de inconstitucionalidade da Lei nº 1.335/2000 do Município, que estabelece diretrizes para a eleição dos diretores das escolas públicas municipais. O estudo acompanhou a equipe diretiva e sua atuação naquela realidade, e para isto utilizou-se a metodologia qualitativa, realizando-se coletas de dados com entrevistas e questionários aplicados a equipe diretiva e professores que já trabalharam e ainda trabalham na instituição. As leituras realizadas buscaram esclarecer aspectos relacionados à violência e indisciplina na escola, bem como definirem o que seja participação dentro de uma instituição que pretenda atuar diante de uma gestão participativa. A partir dos dados coletados verificou-se que existe uma preocupação muito grande por parte da direção e dos professores em minimizarem a questão da violência e da indisciplina na escola. Percebe-se que mudanças significativas vêm acontecendo na escola e o objetivo de uma gestão participativa tem possibilidade de concretizar-se principalmente se o conceito do que realmente seja participação na escola seja compreendido e praticado por todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |