Navegação por título
Itens para a visualização no momento 12984-13003 of 32321
-
Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família
(2007-11-05)O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
Escola Marista Santa Maria: uma experiência em gestão escolar
(2008-02-29)Este trabalho analisa uma experiência de redução dos índices de reprovação na Escola Marista Santa Marta. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, da aplicação de uma proposta alternativa referenciada ... -
Escola municipal de aprendizagem industrial: uma proposta de formação profissional para jovens e adultos em Santa Maria – RS
(2019-12-16)Este trabalho é um estudo de caso e buscou compreender o processo histórico de encampação da Escola da Rede Ferroviária Federal, em 1997, pelo poder público municipal de Santa Maria e sua relação com a implementação, na ... -
Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança em Agudo/RS: processos de documentação pedagógica na creche
(2022-02-23)A presente pesquisa investigou quais vivências possibilitam observar processos democráticos potencializadores da prática pedagógica na escola da infância, a partir da documentação produzida nos últimos 5 anos na Educação ... -
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos ... -
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
(2015-08-27)Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
A escola no meio digital: novos desafios do ensinar e do aprender
(2011)A escola tem uma importante função social e por isso, necessita ser conhecida e analisada dentro da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Esse artigo refere-se ao estudo de caso desenvolvido em uma das escolas municipais ... -
Escola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistência
(2023-12-19)Esta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, ... -
Escola para adultos uma valorização à vida
(2003-01-18)A pesquisa teve como objetivo desvelar o que significa para os alunos freqüentar a Escola Para Adultos e como a Missão da Igreja Metodista está presente neste projeto, tendo a seguinte questão norteadora: Como a Igreja ... -
Escola precária: contratos temporários, terceirização na escola pública e as implicações no trabalho das professoras de Educação Física
(2019-10-30)Com este trabalho, objetivamos apresentar o movimento de precarização do trabalho das professoras de Educação Física do Rio Grande do Sul a partir da precariedade do Mundo do Trabalho. Utilizando como método o Materialismo ... -
Escola pública: laicidade e gestão democrática
(2017-11-28)Este trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema ... -
A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares
(2020-10-02)Esta Tese foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, e tem como objetivo principal compreender ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ... -
“Escola sem doutrinação”: um patrulhamento ideológico?
(2019-03-11)Embasados na perspectiva discursiva de linha francesa, propomos nessa dissertação, tendo como objeto de estudo a fanpage no Facebook do movimento ‘Escola Sem Partido’, analisar os enunciados produzidos pelo movimento sobre ... -
Escola sem partido e desreconhecimento lésbico: lesbofibia e luta por reconhecimento
(2023-12-18)O presente trabalho refere-se a pesquisa realizada pela autora entre os anos de 2018 e 2023 e se propõe à interpretação, a partir da Teoria do Reconhecimento, dos efeitos do Movimento Escola Sem Partido (ESP), especialmente ... -
Escola sem partido” e “escola sem mordaça”: o (não)lugar da escola como um espaço de ciências e o conflito entre epistemologias do conhecimento
(2019-12-17)O presente trabalho de conclusão de graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se propõe a investigar as visões epistemológicas presentes, e em disputa, nos textos dos projetos de lei “Escola ... -
Escola urbana para educandos de assentamentos rurais. Quem responde às necessidades desses atores do campo?
(2015-12-15)O presente artigo é oriundo de uma pesquisa realizada em novembro de 2014 para o trabalho final da especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM trata-se ...