Escola sem partido e desreconhecimento lésbico: lesbofibia e luta por reconhecimento
Resumo
O presente trabalho refere-se a pesquisa realizada pela autora entre os anos de 2018 e 2023 e
se propõe à interpretação, a partir da Teoria do Reconhecimento, dos efeitos do Movimento
Escola Sem Partido (ESP), especialmente no que diz respeito à ideologia de gênero, na
construção da identidade e auto-reconhecimento de mulheres lésbicas durante o Ensino
Médio. Tem-se como objetivo principal compreender como experiências de desrespeito,
violência e discriminação, como a heterossexualidade compulsória, têm afetado a
autoidentificação de mulheres lésbicas, resultando em autonegação de si mesmas e
invisibilidade social, compreender os possíveis impactos do projeto Escola sem Partido e de
combate a uma suposta ideologia de gênero no ambiente escolar no que tange à expressão de
sexualidades não-heteronormativas. A metodologia utilizada compreende a pesquisa
qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas; a seleção de interlocutoras para as
entrevistas compreende mulheres lésbicas que cursaram o Ensino Superior em Santa Maria e
tenham concluído o Ensino Médio a partir do ano de 2017. Para a discussão sobre a
heterossexualidade compulsória, as autoras Adrienne Rich e Monique Wittig se destacam,
bem como Axel Honneth no tocante às formas de reconhecimento e efeitos de situações de
desreconhecimento.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: