Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Janaína Xavier do
dc.creatorDonida, Alexia
dc.date.accessioned2024-02-06T15:04:49Z
dc.date.available2024-02-06T15:04:49Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.date.submitted2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31408
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.description.abstract2023 and proposes to interpret, based on the Theory of Recognition, the effects of the apolitical movement Nonpartisan School, especially with regard to the ideology of gender, in the construction of identity and self-recognition of lesbian women during high school. The main objective is to understand how experiences of disrespect, violence and discrimination, such as compulsory heterosexuality, have affected the self-identification of lesbian women, resulting in self-denial and social invisibility, to understand the possible impacts of the Nonpartisan School project and combating a supposed gender ideology in the school environment regarding the expression of non-heteronormative sexualities. The methodology used comprises qualitative research using semi-structured interviews; the selection of interlocutors for the interviews comprises lesbian women who attended higher education in Santa Maria and have completed high school as of 2017. For the discussion on compulsory heterosexuality, the authors Adrienne Rich and Monique Wittig stand out, as well like Axel Honneth regarding the forms of recognition and effects of situations of misrecognition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola Sem Partidopor
dc.subjectIdeologia de Gêneropor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectLesbofobiapor
dc.subjectNonpartisan Schooleng
dc.subjectGender Ideologyeng
dc.subjectRecognitioneng
dc.subjectLesbophobiaeng
dc.titleEscola sem partido e desreconhecimento lésbico: lesbofibia e luta por reconhecimentopor
dc.title.alternativeNonpartisan school and lesbian derecognition: lesbophobia and the struggle for recognitioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociais.por
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a pesquisa realizada pela autora entre os anos de 2018 e 2023 e se propõe à interpretação, a partir da Teoria do Reconhecimento, dos efeitos do Movimento Escola Sem Partido (ESP), especialmente no que diz respeito à ideologia de gênero, na construção da identidade e auto-reconhecimento de mulheres lésbicas durante o Ensino Médio. Tem-se como objetivo principal compreender como experiências de desrespeito, violência e discriminação, como a heterossexualidade compulsória, têm afetado a autoidentificação de mulheres lésbicas, resultando em autonegação de si mesmas e invisibilidade social, compreender os possíveis impactos do projeto Escola sem Partido e de combate a uma suposta ideologia de gênero no ambiente escolar no que tange à expressão de sexualidades não-heteronormativas. A metodologia utilizada compreende a pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas; a seleção de interlocutoras para as entrevistas compreende mulheres lésbicas que cursaram o Ensino Superior em Santa Maria e tenham concluído o Ensino Médio a partir do ano de 2017. Para a discussão sobre a heterossexualidade compulsória, as autoras Adrienne Rich e Monique Wittig se destacam, bem como Axel Honneth no tocante às formas de reconhecimento e efeitos de situações de desreconhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ATITUDE E IDEOLOGIAS POLITICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto