Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
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Data
2019-07-11Autor
Nascimento, Valmer dos Santos
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Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir com uma escola não sexista?”. Traz como objetivo geral: Compreender a relação entre educação e gênero na perspectiva de uma escola não sexista. E como objetivos específicos: 1) Identificar as relações entre gênero e educação; 2) Investigar possibilidades de uma educação não sexista. Com isso, inicia-se o processo de escrita, memórias, construções e sonhos de uma narrativa que tem como base semear a esperança. Ao longo da pesquisa ressignifico lembranças de minha trajetória pessoal que foram base fundamental para a elaboração desse trabalho, fazendo uma ligação entre teoria e prática a fim de estabelecer um diálogo entre os desafios enfrentados por mim e os desafios para uma educação não sexista. A partir disso, reescrevo teorias e me inspiro em diferentes autores para fundamentar minha pesquisa, tais como: Marie Chistine Josso (2004), Christine Delory-Momberger (2014), Paulo Freire (1996), Guacira Lopes Louro (2007), entre outros. No decorrer de minha pesquisa trago situações que foram geradoras do tema aqui proposto, buscando compreender os motivos pelos quais algumas coisas acontecem. A partir disso, trago sugestões e questionamentos para uma educação não sexista, buscando compreender o processo de construção de identidade e de gênero, propondo que a escola seja um ambiente de aprendizados e de buscas permanentes por conhecimento sem rótulos e sem preconceitos. A pesquisa mostrou que a busca por uma educação não sexista é real, buscando estabelecer práticas que não separem homens e mulheres por cor ou gênero, mas que se unam por serem pessoas, daí a importância da reflexão acerca de nosso posicionamento no mundo e de nossa postura enquanto seres formadores de opiniões e capazes de transformar o mundo através de nossas opiniões e ações, fazendo do ato de educar um ato empoderado, sério e significativo. Finalizo com a sensação de que é possível uma educação que não discrimina, que é humana, crítica e justa.