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dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorNascimento, Valmer dos Santos
dc.date.accessioned2019-11-07T12:20:18Z
dc.date.available2019-11-07T12:20:18Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationNASCIMENTO, V. S. Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos. 2019. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18829
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis work of conclusion of the Course of Pedagogy (Night) of the Federal University of Santa Maria addresses the theme of relations between education and gender. It presents as a research problem: "In what way can teaching contribute to a non-sexist school?". It aims to: Establish a dialogue between education and gender in view of a non-sexist school. And as specific objectives: 1) systematize the dialogue between gender studies and education 2) promote reflection on non-sexist education. With this, begins the process of writing, memories, constructions and dreams of a narrative that is based on sowing hope. Throughout the research, I restate memories of my personal trajectory that were fundamental to the elaboration of this work, making a connection between theory and practice in order to establish a dialogue between the challenges faced by me and the challenges to non-sexist education. From this, I rewrite theories and draw inspiration from different authors to support my research, such as: Marie Chistine Josso (2004), Christine Delory-Momberger (2014), Paulo Freire (1996), Guacira Lopes Louro . In the course of my research, I bring situations in which it took courage to follow and reminisce, situations that generated the theme proposed here, trying to understand the reasons why some things happen. From this I bring suggestions and questions to a non-sexist education, seeking to understand the process of identity and gender construction, proposing that the school be an environment of learning and permanent searches for knowledge without labels and without prejudice. The research showed that the search for a non-sexist education is real, seeking to establish practices that do not separate men and women by color or gender, but that unite for being people, hence the importance of reflection about our position in the world and our posture as creators of opinion and able to transform the world through our opinions and actions, making the act of educating an act empowered, serious and meaningful.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEscola não sexistapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectNon-sexist schooleng
dc.titleEscola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir com uma escola não sexista?”. Traz como objetivo geral: Compreender a relação entre educação e gênero na perspectiva de uma escola não sexista. E como objetivos específicos: 1) Identificar as relações entre gênero e educação; 2) Investigar possibilidades de uma educação não sexista. Com isso, inicia-se o processo de escrita, memórias, construções e sonhos de uma narrativa que tem como base semear a esperança. Ao longo da pesquisa ressignifico lembranças de minha trajetória pessoal que foram base fundamental para a elaboração desse trabalho, fazendo uma ligação entre teoria e prática a fim de estabelecer um diálogo entre os desafios enfrentados por mim e os desafios para uma educação não sexista. A partir disso, reescrevo teorias e me inspiro em diferentes autores para fundamentar minha pesquisa, tais como: Marie Chistine Josso (2004), Christine Delory-Momberger (2014), Paulo Freire (1996), Guacira Lopes Louro (2007), entre outros. No decorrer de minha pesquisa trago situações que foram geradoras do tema aqui proposto, buscando compreender os motivos pelos quais algumas coisas acontecem. A partir disso, trago sugestões e questionamentos para uma educação não sexista, buscando compreender o processo de construção de identidade e de gênero, propondo que a escola seja um ambiente de aprendizados e de buscas permanentes por conhecimento sem rótulos e sem preconceitos. A pesquisa mostrou que a busca por uma educação não sexista é real, buscando estabelecer práticas que não separem homens e mulheres por cor ou gênero, mas que se unam por serem pessoas, daí a importância da reflexão acerca de nosso posicionamento no mundo e de nossa postura enquanto seres formadores de opiniões e capazes de transformar o mundo através de nossas opiniões e ações, fazendo do ato de educar um ato empoderado, sério e significativo. Finalizo com a sensação de que é possível uma educação que não discrimina, que é humana, crítica e justa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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