Navegação por título
Itens para a visualização no momento 12523-12542 of 31174
-
Escola bilíngue português/espanhol no contexto da gestão educacional
(2009-12-18)O presente estudo propôs uma reflexão da relevância do ensino e aprendizagem bilíngue português/espanhol desde as primeiras séries da Educação Básica, visando a sua contribuição na formação sócio-cultural do discente. ... -
A escola como espaço inclusivo
(2004-12-20)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ... -
A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores
(2005-03-17)O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ... -
A escola como espaço/tempo de auto(trans)formação permanente e mudança da prática docente
(2016-08-31)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa/LP1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se com este ... -
A escola como meio de formação para a aplicabilidade da educação ambiental
(2010-08-14)Este trabalho teve com objetivo analisar a importância e o desenvolvimento das questões ambientais nas escolas. O tema Educação Ambiental foi escolhido com a intenção de analisar as ações ambientais realizadas pelos alunos, ... -
A escola como tempo e espaço na formação continuada para a inclusão escolar: o instituído e o instituinte
(2008-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional , e traz como cenário uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Pedro do Sul RS, em que ... -
A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas
(2015-05-26)O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e analisa os efeitos da implementação da Política Nacional ... -
Uma escola da região central do Rio Grande do Sul em busca de uma gestão participativa: estudo de caso
(2009-12-19)Esta pesquisa procurou aprofundar o conhecimento sobre a gestão de uma escola municipal localizada na região central do Rio Grande do Sul. A comunidade ali inserida é bastante carente e a violência é uma preocupação constante ... -
Escola de Artes e Ofícios da COOPFER: estilos e influências presentes na produção moveleira
(2020-02-28)A cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi o maior entroncamento ferroviário do sul do Brasil e isto propiciou a fundação da Cooperativa de Consumo dos Empregados da VFRGS (COOPFER), que, por sua vez, tornou-se a maior ... -
A Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen - RS e a produção e reprodução local e regional a partir dos seus egressos: um estudo de caso
(2015-08-24)O presente trabalho trata da investigação a cerca das contribuições da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural localizada no município de Frederico Westphalen-RS, para a produção e reprodução social do município e região, ... -
A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas
(2009-08-21)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM que surgiu a partir do interesse despertado ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
A escola do campo e o território-teia- (multi)dimensional-territorial do distrito de Arroio Grande, Santa Maria/RS
(2022-02-22)O conceito de território é utilizado como ferramenta de investigação desta pesquisa, visto que o mesmo é palco e resultado de conflitualidades e disputas de poder. A partir da problemática apresentada, perguntou-se sobre ... -
A escola do século XXI: as redes sociais em educação
(2011-11-08)A presença da informática no dia a dia de professores, alunos e sociedade em geralé inegável. Ainda assim, percebe-se que o uso das novas tecnologias é pouco exploradoem sala de aula. A utilização dos múltiplos recursos ... -
A escola e a família no processo de construção da cidadania
(2015-11-28)O objetivo deste trabalho monográfico foi pesquisar ações que poderão ser desenvolvidas na escola pesquisada para haver maior participação da família no processo de socialização, interação e desenvolvimento integral do ... -
A escola e a inclusão
(2010)O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ... -
Escola e as mídias: possibilidades de atuações
(2011-01)O presente trabalho tem a intenção de refletir sobre o uso crítico, criativo e transformador da mídia na educação escolar. Portanto, centra o foco nas relações entre ensino e tecnologia na tentativa de compreender como ... -
A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet
(2011-10-07)Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ... -
Escola e família – uma relação essencial para a qualidade da educação na escola pública
(2010-12-17)As ações externas ao ambiente escolar interferem diretamente no processo de aprendizagem do aluno. Diante de tantos fatores interferentes está a instituição família, espaço onde o indivíduo realiza seus primeiros vínculos, ... -
Escola e família: a possibilidade de uma articulação promissora e possível no processo de gestão escolar
(2009-12-11)Diante do imenso desafio de transformar e tornar a escola, um espaço de troca, construção e respeito, urge que se reflita sobre a dinâmica dos processos que permeiam as transformações e mudanças pelas quais vem passando ...