Itens para a visualização no momento 15253-15272 of 31159

    • Fundamentos da Educação Especial 

      Casarin, Melania de Melo (2007)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, tem como objetivos proporcionar ao acadêmico conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil, promover a compreensão das necessidades ...
    • Fundamentos da educação especial 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Pavão, Sílvia Maria de Oliveira (2019)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem por objetivo compreender a produção dos fundamentos históricos e antropológicos da Educação Especial, as políticas públicas ...
    • Fundamentos da educação especial I 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Esta disciplina tem como objetivos compreender a emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e refletir sobre a organização das modalidades de atendimento ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Fundamentos da Educação Especial II 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Lazzarin, Márcia Lise Lunardi; Castro, Sabrina Fernandes de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Na disciplina Fundamentos da Educação Especial I, ofertada no 1º semestre do Curso, propomos uma discussão relativa à emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e à ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Fundamentos da Literatura Brasileira 

      Oliveira, Raquel Trentin (2010)
      Esta disciplina se destina especialmente ao estudo de obras fundamentais da Literatura Brasileira. Será realizado análise de textos de diferentes gêneros, produzidos em diversos períodos literários. A partir da análise ...
    • Fundamentos das ciências da religião 

      Rosa, Geraldo Antônio da (2018)
      A disciplina Fundamentos das Ciências da Religião visa inserir o aluno no campo conceitual das Ciências da Religião, bem como facilitar a utilização dos conceitos para análise do fenômeno religioso nos diferentes contextos ...
    • Fundamentos do jornalismo na cobertura de E-Sports: análise de conteúdo das transmissões de League of Legends no Youtube 

      Desordi, Júlio Porto (2016-12-16)
      Este trabalho parte da compreensão do esporte eletrônico como um importante nicho de especialização para o jornalismo. Fenômeno amplamente vinculado às mudanças culturais do século XXI, o esporte eletrônico tem na sociedade ...
    • Fundamentos e Metodologias de Educação Especial 

      Casarin, Melânia de Melo (2021)
      A disciplina de Fundamentos e Metodologias de Educação Especial propõe introduzir o aluno no campo conceitual da Educação Especial, compreendendo seu contexto educacional e cultural, a evolução histórica e o fundamento ...
    • Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação 

      Mazzonetto, Clenio Vianei; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão ...
    • Fundamentos gramaticais em Língua Portuguesa 

      Gehrke, Nara Augustin (2009)
      A disciplina Fundamentos Gramaticais em Língua Portuguesa, sistematiza e aprofunda conhecimentos sobre a gramática da língua portuguesa. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e descrever a configuração ...
    • Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I 

      Turchiello, Priscila (2017)
      A disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I dá início ao processo de produção de conhecimentos, envolvendo as relações entre as áreas da História, Filosofia, Sociologia e Educação. Para ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Fundamentos metodológicos da complexidade econômica e o pensamento contemporâneo de Adam Smith 

      Silva, João Victor Souza da (2018-03-27)
      Esta dissertação tem como objetivo fundamentar metodologicamente a abordagem da complexidade na Ciência Econômica em consideração à contemporaneidade da teoria econômica de Adam Smith. O pensamento complexo reflete um ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...
    • Fundamentos para concepção, controle e automação de uma planta armazenadora de energia utilizando hidrogênio 

      Gonzatti, Frank (2017-02-20)
      A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis é intermitente devido às características da energia primária (sol, vento, fio d'água, etc.) e podem causar oscilações e distorções nos níveis de tensão comprometendo ...
    • Fundamentos para uma metafísica de universais imanentes: um esboço de uma teoria de indivíduos como feixes de qualidades espaçotemporais repetíveis 

      Damo, Homero (2017-03-16)
      Este trabalho tem dois objetivos: estudar a metafísica dos particulares e como seria possível criar uma metafísica sem o uso deles. Começamos com um estudo da teoria tradicional do substrato em Locke. Em seguida ...