Navegação por orientadores "Negrini, Tatiane"
Itens para a visualização no momento 21-33 of 33
-
O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ
(2010-12-20)Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores ... -
A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
(2010-12-15)Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento, aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma influência exercida pelo meio social sobre ... -
Os comportamentos de altas habilidades/superdotação na educação infantil na percepção dos professores
(2018-12-10)Este estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presente trabalho diz respeito à importância da ... -
Altas habilidades/superdotação: problematizações a respeito do número de matrículas no município de Agudo/RS
(2018-12-10)Este Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria disserta sobre a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), a qual precisa ser ... -
Adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolar
(2022-10-10)Ao pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de ... -
Os desafios e barreiras das ações educacionais em relação aos alunos surdos matriculados em escolas básicas: um estudo bibliográfico
(2022-02-25)As abordagens do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas básicas têm sido manifestadas, sobretudo pelo cenário de Estudos Surdos que parte de pesquisas a respeito de compreender a surdez como uma diferença ... -
Aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
(2016-12-22)O presente estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido ao final do curso de Educação Especial. Apresenta uma pesquisa realizada com objetivo de proporcionar uma reflexão acerca dos fatores envolvidos ... -
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ... -
Gestão democrática: no dia-a-dia das escolas possibilidades para a educação especial
(2010-12-20)Esse trabalho vem mostrar a importância da gestão democrática para um trabalho na área da educação especial, a qual vem sendo amplamente debatida nos últimos anos como forma de fazer com que as mais diversas vozes ... -
O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior
(2018-12-10)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de ... -
A robótica educacional como construção do conhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-02-09)A presente pesquisa tem por objeto de estudo o tema Robótica como construção da aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assunto que desafia muitas escolas a conhecerem e optarem por essa ferramenta ... -
O processo avaliativo de alunos com e sem diagnóstico de deficiência
(2019)O objetivo dessa pesquisa constitui-se em compreender o processo de avaliação realizado pelo professor de Educação Especial do aluno com deficiência, e quais estratégias são utilizadas para tal.Para realizar esta pesquisa ...