Os comportamentos de altas habilidades/superdotação na educação infantil na percepção dos professores
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Data
2018-12-10Autor
Santos, Michele de Medeiros dos
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Este estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Educação
Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presente
trabalho diz respeito à importância da identificação de comportamentos de altas
habilidades/ superdotação (AH/SD) ainda na educação infantil, ou seja, na primeira
infância, para que dessa maneira seja possível oferecer para essa s crianças e suas
famílias o atendimento e a orientação necessária para seu melhor desenvolvimento
em todos os âmbitos. Desse modo, tem como objetivo investigar se os
comportamentos de AH/SD em crianças na Educação Infantil de uma escola da rede
municipal de Santa Maria/RS, são reconhecidos por seus professores procurando
conhecer o processo de escolarização dessas crianças e os desafios para sua
inclusão. Este estudo foi de caráter qualitativo descritivo, participaram da pesquisa, 1
professora, 1 educadora de uma Escola Municipal de Educação Infantil, que
responderam a um questionário. Está embasado na Teoria dos Três Anéis de
Joseph Renzulli e nas Inteligência Múltiplas de Gardner. Obteve – se como
resultados dos questionários analisados que as professoras se sentem
despreparadas para trabalhar com os alunos com AH/SD, evidenciando – se que
demonstram ter muito conhecimento teórico sobre o assunto, mas na prática ainda
não estão implementadas ações.
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