dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Santos, Michele de Medeiros dos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T13:13:04Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T13:13:04Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15518 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This study refers to a Conclusion Work of the Special Night Education Course
of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The present study concerns the
importance of the identification of behaviors of high abilities / giftedness still in early
childhood education so that it is possible to offer these children and their families the
care and guidance necessary for their better development in all the scopes. Thus,
this study aims to investigate whether the high abilities / giftedness behaviors in
children in the Early Childhood Education of a Santa Maria / RS school network are
recognized by their teachers seeking to know the children's schooling process and
the challenges to their inclusion. This study was qualitative descriptive, including 1
teacher, 1 educator of a Municipal School of Early Childhood Education that
participated in this research and answered a questionnaire. This is based on Joseph
Renzulli Three Ring Theory and Gardner's Multiple Intelligence. As a result of the
questionnaires analyzed, teachers feel unprepared to work with students with high
abilities / giftedness, evidencing that they have a lot of theoretical knowledge about
the subject, but in practice they are not implementing actions yet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.title | Os comportamentos de altas habilidades/superdotação na educação infantil na percepção dos professores | por |
dc.title.alternative | The behavior of high abilities / giftedness in child education in the teacher's perception | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Educação
Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presente
trabalho diz respeito à importância da identificação de comportamentos de altas
habilidades/ superdotação (AH/SD) ainda na educação infantil, ou seja, na primeira
infância, para que dessa maneira seja possível oferecer para essa s crianças e suas
famílias o atendimento e a orientação necessária para seu melhor desenvolvimento
em todos os âmbitos. Desse modo, tem como objetivo investigar se os
comportamentos de AH/SD em crianças na Educação Infantil de uma escola da rede
municipal de Santa Maria/RS, são reconhecidos por seus professores procurando
conhecer o processo de escolarização dessas crianças e os desafios para sua
inclusão. Este estudo foi de caráter qualitativo descritivo, participaram da pesquisa, 1
professora, 1 educadora de uma Escola Municipal de Educação Infantil, que
responderam a um questionário. Está embasado na Teoria dos Três Anéis de
Joseph Renzulli e nas Inteligência Múltiplas de Gardner. Obteve – se como
resultados dos questionários analisados que as professoras se sentem
despreparadas para trabalhar com os alunos com AH/SD, evidenciando – se que
demonstram ter muito conhecimento teórico sobre o assunto, mas na prática ainda
não estão implementadas ações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |