Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorSantos, Michele de Medeiros dos
dc.date.accessioned2019-02-01T13:13:04Z
dc.date.available2019-02-01T13:13:04Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15518
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis study refers to a Conclusion Work of the Special Night Education Course of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The present study concerns the importance of the identification of behaviors of high abilities / giftedness still in early childhood education so that it is possible to offer these children and their families the care and guidance necessary for their better development in all the scopes. Thus, this study aims to investigate whether the high abilities / giftedness behaviors in children in the Early Childhood Education of a Santa Maria / RS school network are recognized by their teachers seeking to know the children's schooling process and the challenges to their inclusion. This study was qualitative descriptive, including 1 teacher, 1 educator of a Municipal School of Early Childhood Education that participated in this research and answered a questionnaire. This is based on Joseph Renzulli Three Ring Theory and Gardner's Multiple Intelligence. As a result of the questionnaires analyzed, teachers feel unprepared to work with students with high abilities / giftedness, evidencing that they have a lot of theoretical knowledge about the subject, but in practice they are not implementing actions yet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titleOs comportamentos de altas habilidades/superdotação na educação infantil na percepção dos professorespor
dc.title.alternativeThe behavior of high abilities / giftedness in child education in the teacher's perceptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presente trabalho diz respeito à importância da identificação de comportamentos de altas habilidades/ superdotação (AH/SD) ainda na educação infantil, ou seja, na primeira infância, para que dessa maneira seja possível oferecer para essa s crianças e suas famílias o atendimento e a orientação necessária para seu melhor desenvolvimento em todos os âmbitos. Desse modo, tem como objetivo investigar se os comportamentos de AH/SD em crianças na Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS, são reconhecidos por seus professores procurando conhecer o processo de escolarização dessas crianças e os desafios para sua inclusão. Este estudo foi de caráter qualitativo descritivo, participaram da pesquisa, 1 professora, 1 educadora de uma Escola Municipal de Educação Infantil, que responderam a um questionário. Está embasado na Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli e nas Inteligência Múltiplas de Gardner. Obteve – se como resultados dos questionários analisados que as professoras se sentem despreparadas para trabalhar com os alunos com AH/SD, evidenciando – se que demonstram ter muito conhecimento teórico sobre o assunto, mas na prática ainda não estão implementadas ações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto