Navegação por departamento "Educação em Ciências"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 120
-
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
(2013-03-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
O processo da quadrangulação: uma nova perspectiva metodológica no ensino de ciências
(2020-02-27)A utilização de modelos didáticos no Ensino de Ciências pode colaborar com a representação dos conhecimentos químicos, aproximar os estudantes do conteúdo desenvolvido na sala de aula e qualificar os processos de aprendizagem ... -
O método da quadrangulação em educação alimentar e nutricional no ensino de ciências
(2024-03-08)A escola é um dos ambientes nos quais os estudantes adquirem diversos costumes e hábitos. Nesse sentido, os componentes curriculares de Química, Biologia e/ou Física, os quais fazem parte da área de Ciências da Natureza, ... -
Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
(2021-02-05)Esta investigação busca as contribuições e limites da Abordagem Temática, na área das ciências da natureza, para a apreensão de temas. Por meio disto, configura-se como objetivo geral analisar a Abordagem Temática enquanto ... -
Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
(2022-10-17)A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de ... -
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
(2014-09-30)O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: ... -
As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
(2023-09-15)Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador da educação, mas para a sociedade ... -
Um estudo sobre a formação continuada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente e a mobilização da práxis de professores que ensinam matemática
(2021-01-11)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020, onde foram analisadas diferentes formações continuadas no município de Itaqui/RS, contando com a participação de docentes do ensino básico e estudantes da graduação ... -
Educação do campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na educação matemática
(2022-10-26)Esta pesquisa objetiva analisar contextos explorados por situações socioeconômico-financeiras em produções e livros didáticos da Educação do Campo no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, adota-se uma abordagem ... -
Representações sociais de sustentabilidade no ensino de ciências
(2019-12-19)O fenômeno da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm demonstrado significativa aderência aos mais diversos campos e atividades humanas. Ele tem relação direta com as demandas socioambientais, bem como, com ... -
Comunidades de prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente
(2022-02-24)Dentre as características que definem os ambientes educacionais - desde as formações profissionais até a atuação docente na Educação Básica - está a predisposição ao trabalho coletivo. Neste viés, são estudadas as Comunidades ... -
Articulações ente a autoeficácia e a aprendizagem autodirigida na formação inicial docente em ciências
(2023-01-26)A formação inicial do professor de Ciências é uma etapa central para promoção de habilidades relevantes para a sequência da carreira, entre estas capacidades está a tomada de consciência sobre sua aprendizagem e a confiança ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
(2021-08-24)A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade ... -
Diferentes recursos pedagógicos no ensino do tema câncer de pele: contribuições para a promoção da alfabetização científica no ensino fundamental
(2020-03-20)Este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos (cartilha e folder) abrangendo o tema câncer de pele (CP) para a promoção da alfabetização científica (AC) de 323 estudantes do ensino ... -
A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
(2020-03-04)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem ... -
Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
(2023-09-28)As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação entre outros para promover a atitude científica, ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
Estimulação psicomotora de crianças e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola
(2017-09-29)Acreditando nos benefícios que a intervenção fisioterapêutica, através da estimulação psicomotora, pode proporcionar a curto e médio prazo no desenvolvimento infantil, no que diz respeito ao controle corporal e aprendizagem, ...