Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
Resumo
O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de
Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da
camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: poluição
e tratamento como referência para professores de Química que atuam no Ensino
Médio. Para atender a esse propósito foram desenvolvidos módulos didáticos que se
adaptam aos currículos escolares e orientações sugeridas pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais e também, abordam pré-requisitos necessários para o melhor
entendimento da temática ambiental. Logo o desenvolvimento dos módulos didáticos
está amparado na aprendizagem significativa de Ausubel, no qual a informação deve
interagir e apoiar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do
aluno. Com isso o material contribui para a apresentação de conceitos teóricos,
experimentos quando possível e analogias a respeito dos efeitos gerados pelo
problema ambiental, descrevendo o que está sendo realizado para minimizar os
impactos observados no meio ambiente e na sociedade. Os módulos didáticos foram
disponibilizados para um público de 14 professores de Química que atuam no
Ensino Médio de escolas federais, estaduais e particulares de Santa Maria e de
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O material tem sua estrutura organizada no
desenvolvimento da temática ambiental, contendo quatro módulos virtuais que
contemplam principalmente textos explicativos com ilustrações e fotos. A pesquisa
foi realizada a partir da coleta de dados de respostas obtidas por questionário
aplicado aos professores que analisaram os módulos, é caracterizada como uma
pesquisa aplicada com referencial teórico básico, quanto à abordagem é classificada
como quantitativa com base na Análise de Conteúdo (AC) de BARDIN (2011). Os
resultados desta análise foram considerados favoráveis à utilização dos módulos
como referencial para docentes e discentes como uma oportunidade de inserção da
temática ambiental.