Mostrar registro simples

dc.creatorKoehler, Eduardo Giuliani
dc.date.accessioned2015-03-30
dc.date.available2015-03-30
dc.date.issued2014-09-30
dc.identifier.citationKOEHLER, Eduardo Giuliani. DIDACTIC MODULES ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION TOPICS FOR HIGH SCHOOL. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3541
dc.description.abstractThis work is a proposal for the insertion of Environmental Education themes related to the use of chlorofluorocarbons and the ozone layer destruction, greenhouse effect/global warming, acid rain and water: pollution and treatment as a reference for Chemistry teachers working in high school. In order to do so, didactic modules were developed and adapted to the school curricula and also to the recommendations suggested by the National Curricular Parameters, adopting necessary requirements for an improved understanding of the environmental thematic. Thus, the development of such didactic modules is based on the significant learning by Ausubel, in which the information must interact and be based on relevant concepts already existent in the cognitive structure of the learner. By doing this, the material contributes for the presentation of theoretical concepts, experiments (whenever possible), and analogies about the effects caused by the environmental problem, describing what is being done to minimize the impacts observed on the environment and on the society. The didactic modules were provided for a public of 14 Chemistry teachers working in the high school level of federal, state and private schools of Santa Maria and Porto Alegre, in Rio Grande do Sul. The material has its structure organized in the development of the environmental thematic and contains four virtual modules which bring mainly explicatory texts, as well as illustrations and photos. The research was carried out based on data from questionnaires answered by the teachers who analyzed the modules. This work is characterized as an applied research with basic theoretical reference. Its approach is quantitative based on the Content Analysis by BARDIN (2011). The results of this analysis were considered favorable to the usage of the modules as a reference for teachers and students as an opportunity for the insertion of environmental thematic.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectMódulos didáticospor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectDidactic moduleseng
dc.titleMódulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médiopor
dc.title.alternativeDidactic modules about environmental education topics for high schooleng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: poluição e tratamento como referência para professores de Química que atuam no Ensino Médio. Para atender a esse propósito foram desenvolvidos módulos didáticos que se adaptam aos currículos escolares e orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e também, abordam pré-requisitos necessários para o melhor entendimento da temática ambiental. Logo o desenvolvimento dos módulos didáticos está amparado na aprendizagem significativa de Ausubel, no qual a informação deve interagir e apoiar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura cognitiva do aluno. Com isso o material contribui para a apresentação de conceitos teóricos, experimentos quando possível e analogias a respeito dos efeitos gerados pelo problema ambiental, descrevendo o que está sendo realizado para minimizar os impactos observados no meio ambiente e na sociedade. Os módulos didáticos foram disponibilizados para um público de 14 professores de Química que atuam no Ensino Médio de escolas federais, estaduais e particulares de Santa Maria e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O material tem sua estrutura organizada no desenvolvimento da temática ambiental, contendo quatro módulos virtuais que contemplam principalmente textos explicativos com ilustrações e fotos. A pesquisa foi realizada a partir da coleta de dados de respostas obtidas por questionário aplicado aos professores que analisaram os módulos, é caracterizada como uma pesquisa aplicada com referencial teórico básico, quanto à abordagem é classificada como quantitativa com base na Análise de Conteúdo (AC) de BARDIN (2011). Os resultados desta análise foram considerados favoráveis à utilização dos módulos como referencial para docentes e discentes como uma oportunidade de inserção da temática ambiental.por
dc.contributor.advisor1Adaime, Martha Bohrer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385786922516848por
dc.contributor.referee1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752453650114092por
dc.contributor.referee2Carpilovsky, Cristiane Kohler
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448958129584458por
dc.contributor.referee3Fagan, Solange Binotto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537174715205717por
dc.contributor.referee4Rossato, Jussane
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2289911377012512por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820052074711646por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples