Navegação por orientadores "Baptaglin, Leila Adriana"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
As questões educacionais que afetam o cotidiano do professor
(2010-11-10)Este trabalho monográfico apresenta uma revisão bibliográfica sobre os problemas que afetam o cotidiano do professor de escola pública. O trabalho é resultado da pesquisa literária e também da observação e da vivência das ... -
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa
(2010)Esta pesquisa buscou verificar como a afetividade influência no desenvolvimento do ensino/aprendizagem escolar, procurando assim, algumas alternativas para “sanar” as dificuldades de aprendizagem. Através de uma abordagem ... -
Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
(2011-09-17)Este trabalho tem como tema a Gestão Escolar com base na formação continuada como instrumento de formação do professor leitor e evidencia as implicações da gestão escolar na formação de professores leitores. Nesse sentido, ... -
A gestão democrática frente ao processo de inclusão em uma escola municipal de ensino fundamental do meio rural de Novo Barreiro (RS)
(2012-11-30)Este trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre o processo de inclusão no âmbito escolar, atentando para a necessidade de que os educadores ofereçam um tratamento especial rumo ao ideal da inclusão. Nesta direção, a ... -
Gestão escolar vencedora: conceitos e concepções de gestor na escola pública
(2010)O papel da educação no desenvolvimento das pessoas enquanto cidadão amplia-se, ainda mais, com o contexto contemporâneo. Assim, para uma melhor compreensão de como vem se desencadeando o processo educativo, procuramos ... -
Gestão escolar e informática: uma proposta educativa
(2012-11-30)A Informática trouxe consigo uma globalização até então inesperada, e que cresce desenfreadamente, homogeneizando, inclusive, ideias. Trouxe possibilidades de tratamento de informações com crítica e de afirmação de ideias ... -
Ação educativa: espaço de diálogo entre o público e o Museu Olivio Otto - Carazinho/RS
(2011-01-15)Ao referir-se a museus é preciso ter a noção que este espaço, apesar de ser pedagógico e educativo, não se caracteriza como um espaço de ensino formal. De um modo não-formal, educa, propõe reflexões, constrói identidades, ... -
Gestão escolar e ensino das artes: percorrendo outros caminhos
(2010-07-09)O presente trabalho, apresentado como uma caminhada reflexiva buscou verificar como a arte é pensada e utilizada como alternativa/caminho nas propostas dos gestores escolares. Os caminhos encontrados apresentaram-se ... -
A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
(2011-09-17)A cidade de Santa Maria/RS é sede da Universidade Federal de Santa Maria, instituição que oferece oportunidade aos adolescentes e jovens da cidade e região a buscarem uma vaga no ensino superior. Nesse sentido há uma ... -
Necessidades educativas especiais: a percepção dos professores de Educação Física do magistério público municipal de Ijuí/RS
(2011-09-17)A inclusão tem sido um tema posto em evidência a partir das normativas que surgem acerca de sua implementação. Diante disso, a escola tem sofrido transformações para receber os educandos com necessidades educativas especiais, ... -
A gestão escolar democrática no ensino público: um estudo de caso na rede estadual de Santa Cruz do Sul
(2012)Este trabalho tem como objetivo compreender a organização da gestão escolar a partir da implantação do principio constitucional da gestão democrática na educação. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e qualitativa ... -
A obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira: um desafio aos gestores escolares
(2011-12-15)Essa pesquisa tem o intuito de abordar questões sobre as relações étnica-racial no contexto escolar, levando em conta as percepções que os gestores tem sobre: identidade negra e igualdade racial no ambiente escolar. Uma ... -
O desafio dos gestores educacionais frente à educação inclusiva
(2012-11-30)O presente trabalho refere-se à inclusão de alunos com deficiência intelectual nas escolas comum. O objetivo deste buscou-se investigar o desafio dos gestores frente a educação inclusiva. A pesquisa realizou-se em três ... -
A relação professor/aluno nas aulas de Matemática: e a importância de uma gestão democrática da sala de aula
(2010)A Matemática, desde muito tempo é vista como uma disciplina de difícil entendimento para alguns alunos, devido ao contexto de seu conteúdo, a maneira de como ela é abordada, e a metodologia que o professor utiliza em sala ... -
Museu Olívio Otto e a sua relação com o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental de Carazinho/RS
(2010-09-18)Os museus vêm procurando especializar-se no sentido de fornecerem experiências mais proveitosas aos seus públicos. Levando em consideração que a maior parte do público visitante do Museu Olívio Otto localizado em ... -
O professor gestor: compreensões e desafios
(2010-05-28)O presente trabalho trata do processo de formação do professor e de como este atua através da sua prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Busca assim, compreender a visão dos professores, diante do fazer ... -
Projeto pedagógico do curso de Letras e Políticas Educacionais: diretrizes curriculares e referenciais de qualidade
(2011-09-17)Este trabalho tem o intuito de abordar uma questão relevante para a gestão e as práticas educativas da Educação a Distância: a constituição do Projeto Pedagógico de Curso no que tange o processo de interação, que precisa ...