Navegação por orientadores "Bellochio, Cláudia Ribeiro"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 46
-
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM
(2008-05-12)Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está vinculada ao grupo CNPq/Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em ... -
A lei 11.769/08 e o ensino de arte na região das Missões/RS: realidades e desafios
(2014-08-04)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ... -
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM
(2008-03-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do ... -
Construindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em grupo: experiências formativas na educação especial
(2013-03-06)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
Racionalidades pedagógicas na música em cursos de pedagogia: um estudo no Rio Grande do Sul
(2019-08-07)A pesquisa de tese foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa FAPEM: Formação, ... -
Sentidos da educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo
(2015-07-02)Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos ... -
Escolarização da música: por uma potência musical ativa
(2016-04-08)A pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e ... -
A educação musical em escolas municipais de Camobi - Santa Maria/RS: um estudo com diretores
(2009-01-16)A presente monografia está vinculada a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e ao grupo de pesquisa Formação, Ação e ... -
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS
(2009-08-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
Grupo VocaPampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes
(2021-11-04)Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em ... -
Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias
(2006-07-26)Este estudo é parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educação e Artes Educação Musical pelo FAPEM Formação, Ação e ... -
Educação musical, Pedagogia e estágio supervisionado: encontros formativos presenciais e virtuais
(2020-12-10)Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ao grupo de pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa ... -
A relação corpo-voz na docência: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
(2007-06-29)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) O objetivo da pesquisa foi investigar a relação corpo-voz na docência das ... -
Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultos
(2006-04-07)Este trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, ... -
Coro Mãe de Deus- Tupanciretã/RS: "É metade de minha vida, só quem canta sabe o que é, né?"
(2007-06-27)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa em Educação e Artes. Trata-se de um estudo de caso sobre o coro juvenil Mãe de ...