Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
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Data
2023-03-16Primeiro membro da banca
Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
Segundo membro da banca
Mendes, Jean Joubert Freitas
Terceiro membro da banca
Garbosa, Luciane Wilke Freitas
Quarto membro da banca
Bolzan, Dóris Pires Vargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária
por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na
pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de que o envolvimento do estudanteestagiário
com a Educação e com a Música está vinculado a um conjunto de experiências
mobilizadas, vividas e internalizadas, tanto no ensino superior, quanto em outras
situações, que constituem trilhas formativas potencializadoras para a construção da
docência no estágio supervisionado, o que se nomina como docência-estagiária. Como
objetivos específicos, buscou-se conhecer como experiências de estudantes-estagiários
em Música da UFRN, em fase de realização do último estágio, são construídas e
internalizadas; analisar quais conhecimentos, aprendizagens e enfrentamentos foram
mobilizados e articulados por estudantes-estagiários no contexto da pandemia da COVID-
19 e entender como é construída a docência por estagiários do curso de Música e como
essa construção potencializa uma definição de docência-estagiária. A pesquisa
fundamenta-se nos conceitos sobre estágio supervisionado encontrados nos estudos de
Pimenta e Lima (2018), Gaulke (2017), Zabalza (2014), Bolzan (2013), Vaillant e Marcelo
García (2012); no conceito de experiência, desenvolvido por Larrosa (2002; 2006; 2018);
no de formação inicial, abordado por Roldão (2017) e Cunha (2016), e no conceito de
docência, apresentado por Marcelo García (2012), bem como no conceito de
autoformação de Ferry (2004). O trabalho situa-se na perspectiva (auto)biográfica em
autores como: Abrahão (2003); Passeggi (2008; 2011; 2016); Passeggi e Souza (2019) e
adota para as análises dos dados empíricos a perspectiva compreensiva-interpretativa
proposta por Souza (2014) aliada à perspectiva ricoeuriana (2007) sobre memórias
formativas. Participaram da pesquisa seis estudantes da Licenciatura em Música de uma
universidade federal. Os resultados das análises destacam a potência das narrativas dos
estudantes-estagiários do curso de Licenciatura em Música da UFRN para a
compreensão da docência-estagiária a partir de suas trilhas formativas. As experiências
em trilhas formativas, antes e durante a graduação, foram potenciais no processo
formativo de construção da docência-estagiária. Assim, a docência-estagiária define-se a
partir de momentos vividos, experenciados, internalizados e refletidos pelo estudanteestagiário
no estágio supervisionado que, de alguma forma, modificam os modos de
pensar e agir, em processos de autoformação. À vista disso, a partir do interesse, zelo e
disposição, os estudantes-estagiários permitem-se estarem atentos à construção de
experiências que dão sentidos e significados à sua formação como ideias,
comportamentos, ações refletidas. De certa maneira, as experiências pessoais e
acadêmicas vivenciadas potencializaram encontros, mobilizações e internalizações que
são disparadores de pensamento em todos os momentos da formação inicial, em
especial, no estágio supervisionado.
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