Navegação por orientadores "Costas, Fabiane Adela Tonetto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 44
-
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
(2020-07-24)Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de caso
(2009-01-16)Este estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas ... -
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
Propostas de educação inclusiva dos institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos
(2012-05-28)A presente dissertação de mestrado teve como finalidade compreender as propostas de educação inclusiva nos documentos orientadores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul ... -
Processos mediativos e formação de conceitos cotidianos: implicações nas dificuldades de aprendizagem
(2011-03-25)A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa de Educação Especial investigando as dificuldades de aprendizagem a partir das idéias de Vygostsky acerca da formação de conceitos. As questões que desencadearam a pesquisa ... -
Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
(2012-08-08)Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da ... -
O ambiente de potencial formação (APF) como mediação para a acessibilidade de estudantes com deficiência na educação superior a distância
(2021-01-22)A presente pesquisa de Doutorado foi realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN), que se insere na Linha de Pesquisa 3 - Educação Especial, Inclusão e Diferença, do ... -
Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
(2015-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
“Sistema educacional inclusivo”: um olhar para a formação de conceitos em estudantes com deficiência intelectual
(2017-08-18)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
A educação mediada por animais como atividade desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiências
(2016-10-14)A educação especial vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo e trazendo para a pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. Dentre ... -
Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
(2022-02-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o desenvolvimento das inteligências ... -
Indicadores de inclusão na educação infantil e suas implicações na constituição do sujeito
(2015-08-25)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o processo de inclusão na ... -
Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
(2019-07-12)Esta Tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, em especial, nos ... -
As influências dos fatores distais e proximais no processo de inclusão escolar: um estudo de caso
(2007-12-01)Nas instituições escolares, o paradigma inclusivo propõe a inserção, a permanência e o sucesso do aluno com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, essas proposições estavam presentes apenas nos documentos legais ... -
O trabalho docente articulado como concepção teórico-prática para a educação especial
(2018-10-04)Este estudo defende que o Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a Educação Especial é essencial para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência, no espaço escolar comum. ... -
Trabalho docente articulado: a relação entre a educação especial e o ensino médio e tecnológico
(2013-02-15)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A dissertação apresenta a proposição do trabalho ...