xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-20 de 25
-
Tecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais
(2011)Este artigo apresenta algumas considerações sobre as tecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse processo, foram abordadas reflexões referentes à educação especial, à ... -
Processo de ensino-aprendizagem mediado por mídias: oficina de criação - livro virtual
(2012)Este trabalho investigou a relevância para o processo ensino-aprendizagem do recurso educacional oficina de criação existente no portal Educarede como espaço para produção de livro virtual e divulgação das produções de ... -
A integração do vídeo no processo ensino-aprendizagem : um estudo nos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Marieta D' Ambrósio, Santa Maria/RS
(2011)integração dos recursos midiáticos, no contexto escolar, é uma prática cada vez mais presente em razão dos avanços tecnológicos e da facilidade ao acesso às informações, que despertam interesse tanto nos professores como ... -
Integração das tecnologias no processo de alfabetização: um estudo a partir das turmas de 2° ano de uma escola pública da rede municipal de Lajeado - RS
(2011)O presente artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 2º ano, com faixa etária entre 7 e 9 anos, em processo de alfabetização no município de Lajeado/RS. Este estudo visou potencializar esse processo por ... -
Integração das mídias na formação e na prática docente: um estudo a partir de uma escola estadual de ensino fundamental de Mata/RS
(2011)A integração das mídias, na educação, proporciona aos professores subsídios para aprimorar a prática docente e viabilizar uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos. Este artigo apresentou o resultado ... -
O potencial do hipertexto para o ensino-aprendizagem da literatura
(2012)O presente trabalho visou analisar o potencial do hipertexto disponível na internet, como um recurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser aplicado em sala de aula. Foram estudados ... -
Atividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamental
(2012)Este artigo relata o desenvolvimento de algumas atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria - RS. Os objetivos deste ... -
Websites educacionais: uma possibilidade para o ensino-aprendizagem de língua inglesa
(2011)Este trabalho propõe uma forma de potencializar o ensino-aprendizagem de Língua inglesa, por meio de exercícios interativos e jogos educacionais disponíveis em websites. Primeiramente, fez-se, um estudo teórico sobre a ... -
Potencialidades do ensino-aprendizagem de Matemática mediado pelas tecnologias na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário em Santa Cruz do Sul - RS
(2011)Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da ... -
Informática educacional e recursos da web 2.0 na formação inicial de professores em nível médio
(2010-11-20)Os avanços dos recursos tecnológicos de informação e comunicação imprimem inúmeras mudanças à sociedade. A escola, e consequentemente, os professores, são desafiados diariamente a mediarem sua prática docente com estes ... -
Mídias na educação infantil: uma proposta fundamentada na pedagogia de projetos
(2012)Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros da cidade de Santa Maria - RS. Tal investigação teve por objetivo investigar as contribuições da ... -
O potencial das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura e da escrita: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental
(2011-12-09)Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa referente ao gênero textual histórias em quadrinhos (HQ) como recurso escolar, a qual se investigou, através de uma abordagem metodológica qualitativa, como estas podem potencializar ... -
Produção de histórias em quadrinhos mediada pelo computador: desenvolvimento da leitura e da escrita em uma turma de 4º ano do ensino fundamental
(2011-10-16)Este artigo aborda sobre o computador como recurso educacional que apresenta subsídios para potencializar o processo ensino-aprendizagem e propiciar o gosto pela leitura e escrita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual ... -
Produção textual mediada pela mídia informática
(2011-03-20)O computador e à Internet estão mais acessíveis a cada dia na sociedade e não há mais como deixar de utilizar esses recursos tecnológicos na educação e nem como educadores permanecerem alheios a essa realidade. A escola ... -
Produção colaborativa de um jornal on-line na escola
(2011-09-30)O presente artigo aborda sobre o projeto educacional, produção colaborativa entre alunos e professoras de um jornal on-line, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Amaral Lisboa, de Rio Pardo / RS. O objetivo ... -
Tecnologias da informação e da comunicação como recurso para potencializar a aprendizagem a interação entre alunos e professores
(2010-11-19)Este artigo apresenta uma experiência relacionada à inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no contexto educacional. Foram abordados alguns aspectos relevantes na interação entre professor/aluno, ... -
Tecnologia da informação e da comunicação na prática docente: um estudo a apartir da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho/RS
(2011-09-30)Este artigo relata a pesquisa realizada com professores da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho / RS, sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Investiga-se ... -
Lúdico no processo ensino-aprendizagem por meio de softwares educacionais
(2011-06-24)O artigo aborda sobre softwares educacionais e teve como objetivo principal analisar a aplicação de atividades lúdicas mediadas por essa tecnologia e avaliar sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. ... -
Tecnologia assistiva no atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectual
(2011-12-10)Este trabalho apresenta a importância do uso da Tecnologia Assistiva, em especial a Comunicação Alternativa, como apoio ao atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectual, como forma de assegurar os ... -
Atividade de pesquisa escolar mediada pela internet
(2011-11-30)Por meio deste artigo, investigou-se o potencial da internet no processo ensino-aprendizagem, na Escola Estadual Dr.Ibis Castilhos de Araújo Lopes, em Júlio de Castilhos / RS. Para isso, foi aplicado um questionário aos ...