Tecnologia assistiva no atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectual
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Data
2011-12-10Autor
Sampaio, Cassiandra da Rosa
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Este trabalho apresenta a importância do uso da Tecnologia Assistiva, em especial a Comunicação Alternativa, como apoio ao atendimento psicopedagógico de um aluno com deficiência intelectual, como forma de assegurar os direitos de acesso e a permanência na escola. Vivencia-se hoje uma nova realidade, a inclusão desses alunos nas classes regulares. Diante essa nova realidade surge as tecnologias a serviço da Educação, que visam o acesso e a efetiva participação da pessoa com deficiência nas salas de aula do ensino regular. Por meio deste estudo, investigou-se as potencialidades do software Boardmaker com um aluno com deficiência intelectual. Assim, foi possível verificar o quanto os dados gráficos e a forma de utilização das pranchas de comunicação alternativa puderam auxiliaram na aprendizagem desse aluno. Com o uso desse recurso, também conclui-se que o aluno se encontra no período simbólico do seu desenvolvimento. Período este que permite a criança criar imagens mentais na ausência do objeto, é o período da fantasia, do faz de conta, em que acontece também a função semiótica que permite o surgimento da linguagem.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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