Informática educacional e recursos da web 2.0 na formação inicial de professores em nível médio
Resumo
Os avanços dos recursos tecnológicos de informação e comunicação imprimem inúmeras mudanças à sociedade. A escola, e consequentemente, os professores, são desafiados diariamente a mediarem sua prática docente com estes recursos na busca de novas formas de aprender e de ensinar. Nesse sentido, investigamos como está sendo conduzido o uso da informática educacional e recursos da Web 2.0 na formação inicial de professores em nível médio. Para isso, realizamos uma investigação na turma do terceiro ano de 2010, do Curso Normal em Nível Médio, do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul-RS. Única escola de abrangência da 24ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) a oferecer este tipo de curso. O trabalho foi conduzido a partir da análise das mudanças que estamos vivenciando no âmbito tecnológico, na construção do conhecimento com o auxílio das tecnologias, no papel do professor neste cenário, bem como na necessidade da apropriação dos conhecimentos que envolvam os softwares livres, especialmente o Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos educacionais embarcados, em função da sua presença em praticamente todas as Salas de Aula Digitais das escolas públicas do município de Cachoeira do Sul. Ao final da pesquisa, concluímos que muito pouco ou praticamente nada tem sido oferecido pela Escola nesse sentido. Logo, enquanto coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da 24ª CRE, pretendemos levar os resultados deste trabalho à Escola, na intenção de estabelecer em conjunto com a Direção, Professores e Alunos do Curso, ações visando reverter este cenário.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]