Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorMachado, Nilzo Paulo Dias
dc.date.accessioned2017-05-18T15:50:19Z
dc.date.available2017-05-18T15:50:19Z
dc.date.issued2010-11-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2909
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe advances of the information and communication technological resources print numerous changes to society. The school, and consequently, teachers, are challenged daily to mediate their teaching practice with these resources in pursuit of new ways of learning and teaching. In this sense we investigate how is being conducted the educational computing and Web 2.0 features use in teachers initial formation in high school. For this, we conducted a case study in the senior year class, 2010, from the Normal Course in High School, from State Institute of Education Joao Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul-RS. The only school of reach of 24th CRE (Regional Coordination Education) to offer this type of course. The work was conducted by analyzing the changes we are experiencing in the technological field, construction of knowledge with the aid of technology, the teacher's role in this scenario, as well as the need for acquisition of knowledge involving the use of open source, especially Linux 3.0 Educational and its educational applications loaded, depending on its presence in virtually every Digital Classrooms in public schools in the city of Cachoeira do Sul. At the end of the study, we concluded that very little or practically nothing has been offered by School in this regard. So, as coordinator of the Educational Technology Center of the 24th CRE we intend to take the results of this work to school, intending to establish in conjunction with the Management, Teachers and Students, actions to reverse this scenario.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformática educacionalpor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleInformática educacional e recursos da web 2.0 na formação inicial de professores em nível médiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoOs avanços dos recursos tecnológicos de informação e comunicação imprimem inúmeras mudanças à sociedade. A escola, e consequentemente, os professores, são desafiados diariamente a mediarem sua prática docente com estes recursos na busca de novas formas de aprender e de ensinar. Nesse sentido, investigamos como está sendo conduzido o uso da informática educacional e recursos da Web 2.0 na formação inicial de professores em nível médio. Para isso, realizamos uma investigação na turma do terceiro ano de 2010, do Curso Normal em Nível Médio, do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura de Cachoeira do Sul-RS. Única escola de abrangência da 24ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) a oferecer este tipo de curso. O trabalho foi conduzido a partir da análise das mudanças que estamos vivenciando no âmbito tecnológico, na construção do conhecimento com o auxílio das tecnologias, no papel do professor neste cenário, bem como na necessidade da apropriação dos conhecimentos que envolvam os softwares livres, especialmente o Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos educacionais embarcados, em função da sua presença em praticamente todas as Salas de Aula Digitais das escolas públicas do município de Cachoeira do Sul. Ao final da pesquisa, concluímos que muito pouco ou praticamente nada tem sido oferecido pela Escola nesse sentido. Logo, enquanto coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da 24ª CRE, pretendemos levar os resultados deste trabalho à Escola, na intenção de estabelecer em conjunto com a Direção, Professores e Alunos do Curso, ações visando reverter este cenário.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples