xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-10 de 10
-
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
(2018)A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um ... -
A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial
(2017-12-07)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para ... -
A escola e a inclusão
(2010)O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-20)O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo na escola regular, e agora?
(2010-12-20)O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola de ensino fundamental, da rede pública municipal, com os alunos que apresentam déficit cognitivo. Os dados obtidos ... -
Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR
(2010-12-20)Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas ... -
Prática pedagógica para alunos com défict cognitivo
(2010-06-07)Este estudo tem por objetivo analisar os relatos de práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo em reportagens divulgadas na revista Nova Escola, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios ... -
A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-07)A presente pesquisa revela resultados de um estudo de caso realizado com uma família de Santa Maria/RS. Teve-se como objetivo principal, investigar como a família se mobilizou nos cuidados com o filho após o diagnóstico ...