Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se
verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com
deficiências matriculados nas escolas municipais de Boa Vista/RR. Para isso, investigou-se de que
forma os professores estão fazendo uso dessas tecnologias, bem como, se eles a dominam. Além
disso, verificou-se como elas estão sendo utilizadas na sala de aula do ensino regular para minimizar
as limitações apresentadas. Neste sentido, utilizou-se da metodologia observação participante pelo
fato desta proporcionar um contato direto e prolongado com o objeto de estudo, permitindo ainda,
uma descrição fina de cada componente e resultados da pesquisa. A Educação Inclusiva é sem
duvida um grande desafio, principalmente na hora de acolher a todos os alunos, independentemente
de qual seja a limitação e oferecer um ensino verdadeiramente de qualidade. Com base nisso, o
atendimento educacional especializado visa garantir o acesso e a permanência dos alunos com
deficiências no ensino regular, tendo como parceira deste processo a TA, enquanto ferramenta
necessária, favorecendo ao aluno ser atuante e sujeito do seu processo de desenvolvimento e
aquisição de conhecimento.
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