dc.contributor.advisor | Guareschi, Taís | |
dc.creator | Queiroz, Silvana Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-04-22T12:54:54Z | |
dc.date.available | 2019-04-22T12:54:54Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16273 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Salas de recursos | por |
dc.subject | AEE (Atendimento Educacional Especializado) | por |
dc.title | Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Boa Vista, RR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se
verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com
deficiências matriculados nas escolas municipais de Boa Vista/RR. Para isso, investigou-se de que
forma os professores estão fazendo uso dessas tecnologias, bem como, se eles a dominam. Além
disso, verificou-se como elas estão sendo utilizadas na sala de aula do ensino regular para minimizar
as limitações apresentadas. Neste sentido, utilizou-se da metodologia observação participante pelo
fato desta proporcionar um contato direto e prolongado com o objeto de estudo, permitindo ainda,
uma descrição fina de cada componente e resultados da pesquisa. A Educação Inclusiva é sem
duvida um grande desafio, principalmente na hora de acolher a todos os alunos, independentemente
de qual seja a limitação e oferecer um ensino verdadeiramente de qualidade. Com base nisso, o
atendimento educacional especializado visa garantir o acesso e a permanência dos alunos com
deficiências no ensino regular, tendo como parceira deste processo a TA, enquanto ferramenta
necessária, favorecendo ao aluno ser atuante e sujeito do seu processo de desenvolvimento e
aquisição de conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |