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dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorQueiroz, Silvana Alves
dc.date.accessioned2019-04-22T12:54:54Z
dc.date.available2019-04-22T12:54:54Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16273
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectSalas de recursospor
dc.subjectAEE (Atendimento Educacional Especializado)por
dc.titleTecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RRpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Boa Vista, RR, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas escolas municipais de Boa Vista/RR. Para isso, investigou-se de que forma os professores estão fazendo uso dessas tecnologias, bem como, se eles a dominam. Além disso, verificou-se como elas estão sendo utilizadas na sala de aula do ensino regular para minimizar as limitações apresentadas. Neste sentido, utilizou-se da metodologia observação participante pelo fato desta proporcionar um contato direto e prolongado com o objeto de estudo, permitindo ainda, uma descrição fina de cada componente e resultados da pesquisa. A Educação Inclusiva é sem duvida um grande desafio, principalmente na hora de acolher a todos os alunos, independentemente de qual seja a limitação e oferecer um ensino verdadeiramente de qualidade. Com base nisso, o atendimento educacional especializado visa garantir o acesso e a permanência dos alunos com deficiências no ensino regular, tendo como parceira deste processo a TA, enquanto ferramenta necessária, favorecendo ao aluno ser atuante e sujeito do seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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