Navegação por orientadores "Krug, Hugo Norberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 36
-
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior
(2009-07-16)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender como ocorre a ... -
O projeto político-pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física
(2006-08-28)O processo pelo qual nos construimos professor é um processo complexo, singular e dinâmico. A investigação teve o intuito de analisar se a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, contribuiu ... -
Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
(2006-08-29)A investigação busca analisar como os professores de Educação Física estruturam os saberes docentes na Educação Infantil; e como são organizadas, didático-pedagogicamente, as aulas de Educação Física. A investigação assume ... -
A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
(2008-03-27)Ao narrar nossa história de vida, temos a possibilidade de rever e repensar o processo de construção da nossa trajetória formativa, pessoal e profissional, enquanto professores. A partir da narrativa oral de três professoras ... -
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil
(2007)A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, ... -
Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da educação física
(2014-04-14)O estudo partiu de experiências com Atividades Circenses do ambiente escolar na intenção de levá-las para a universidade e teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses ofereceram ... -
O processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação especial
(2014)Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo ... -
Formação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusiva
(2006-07-31)Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com ... -
Os movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM
(2012)Este estudo teve como objetivo analisar os movimentos construtivos da identidade profissional dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de ... -
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre ... -
Gestão e relações de poderes na educação física escolar a partir de discursos de professores da área e coordenadores pedagógicos
(2009-01-22)Este estudo objetivou compreender o apoio e acompanhamento da Coordenação Pedagógica nas práticas educativas de professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de ensino ... -
Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
(2007-04-26)Este estudo teve como objetivo analisar os modelos de formação e as estratégias e/ou atividades institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental ... -
Formação inicial de professores de Educação Física: o estágio curricular supervisionado em contexto escolar inclusivo
(2012)Este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de acadêmicos durante o Estágio Curricular Supervisionado em relação à proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. A ... -
A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física: facilidades e dificuldades na construção do ser professor
(2013-04-18)Aprender a ser docente, assim como aprender a ler, a amar, a comer, são aprendizagens que se concretizam através das experiências que passamos em nossas vidas. Não se nasce com o dom ou vocação para ser docente, mas sim ... -
Professor de Educação Física e sua participação na gestão escolar: contribuições para a formação profissional
(2008-09-03)Os professores de Educação Física com base na história de sua profissão desarticulada com os saberes pedagógicos da docência, muitas vezes, se eximem de atuar ativamente nas atividades que envolvem o processo de Educação ... -
O professor de Educação Física Escolar e a formação de alunos crítico-reflexivos: realidade, possibilidade ou utopia
(2008)O objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica dos professores de Educação Física em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular), do município de Caçapava ... -
O curso de licenciatura em educação física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência
(2010-03-31)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo compreender a articulação das ações formativas do curso de Licenciatura em Educação ... -
O curso de Licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM ... -
Desvelando a atuação profissional em Educação Física através da percepção da trajetória acadêmica
O objetivo desta investigação foi desvelar a atuação profissional dos futuros professores de Educação Física. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia. Participaram da investigação 22 acadêmicos matriculados ...